Um vulcão da Eritreia permaneceu em erupção pelo terceiro dia consecutivo nesta terça-feira, mas com intensidade reduzida. A nuvem de fumaça que se espalhou sobre o Sudão e em direção à Arábia Saudita forçou o cancelamento de alguns voos regionais.
O vulcão Nabro começou a lançar colunas de cinzas por volta da meia-noite de domingo (horário local) após uma série de terremotos. Inicialmente os cientistas identificaram erroneamente a fonte da erupção na região próxima à fronteira etíope como o vulcão Dubbi.
A companhia aérea Emirates, de Dubai, informou que cancelou seus voos que passavam pela capital da Etiópia, Adis Adeba, nesta terça-feira, em razão das restrições do espaço aéreo ao redor da Etiópia.
Funcionários da Ethiopian Airlines disseram à Reuters que foram cancelados os voos à capital do Sudão, Cartum, e ao país vizinho Djibuti, assim como diversos voos domésticos para o norte da Etiópia.
A Kenya Airways informou ter cancelado um voo de Adis Adeba para o Djibuti, mas o restante das operações estava normal.
"A direção das cinzas e sua intensidade estavam muito altas no domingo, mas esta manhã o satélite (de monitoramento) Modis mostra um enfraquecimento", disse Atalay Arefe, professor de ciências naturais da Universidade de Adis Adeba.
Imagens de satélite do site do Volcanic Ash Advisory Centres na França mostraram a nuvem se movendo rumo à Arábia Saudita.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião