O maior vulcão de El Salvador entrou em erupção pela primeira vez em um século no sábado (1º), matando ao menos duas pessoas e forçando a retirada de milhares de suas casas.
O vulcão Ilamatepec, também conhecido como Santa Ana, lançou rochas incandecentes, cinza e gases na manhã de sábado. Uma imensa nuvem de cerca de dez quilômetros de largura pode ser vista ao redor do vulcão, de 2.381 metros de altura e localizado a 60 quilômetros a oeste da capital San Salvador.
O governo do presidente Elías Antonia Saca emitiu um alerta vermelho para uma área de quatro quilômetros ao redor da cratera do vulcão. A região é uma importante área cafeicultura do país e lar de mais de 10 mil pessoas.
O ministro do Interior, Rená Figueroa, disse que duas pessoas morreram soterradas na zona de Palo Campaña, a dois quilômetros ao sul da cratera, onde foram abertos canais para a saída da água fervente procedente de uma lagoa no vulcão, explicou Figueroa.
O ministro disse também que membros do Comitê de Emergência Nacional (Coen) desalojaram 4.116 pessoas e devem retirar outras sete mil da área no entorno do vulcão.
O Santa Ana, o maior dos 23 vulcão de El Salvador, entrou em erupção pela última vez em 1904.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano