O vulcão Galeras, localizado ao sudoeste da Colômbia, entrou em erupção na madrugada desta quinta-feira. O governo colombiano ordenou que cerca de oito mil pessoas deixem suas casas, localizadas próxima ao Galeras.
O ministro de Proteção Social, Diego Palacio, foi enviado pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, a Pasto, cidade mais próxima do vulcão. Segundo ele, a situação está em ordem.
O Galeras começou a expelir gás e cinzas às 2h46m (hora local, 5h46m horário de Brasília). A cidade de Pasto ficou completamente coberta por cinzas, que também se espalharam por outras cidades vizinhas. O ambiente também ficou com um forte cheiro de enxofre, fazendo com que fosse difícil respirar em alguns setores, contaram os moradores.
- Houve uma grande liberação de energia de todo esse corpo vulcânico, ou seja, esses dutos de comunicação do interior do vulcão com a cratera começaram a ser liberados - explicou à rádio local o diretor do Instituto Colombiano de Geologia e Minérios (Ingeominas), Julián Villarroel.
Em novembro do ano passado, o vulcão havia registrado uma pequena erupção em novembro do ano passado, que provocou incêndios florestais, mas não matou ninguém.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais