Cientistas dizem ser iminente uma violenta erupção do Merapi, um dos mais temidos dos cerca de 130 vulcões da Indonésia. O Gunung Merapi ou Montanha Temida (em javanês) não tem uma grande erupção desde 1930, quando matou 1.300 pessoas. Desde então, ele entra em atividade a cada dois ou três anos, mas sem grande intensidade. A exceção foi a erupção de 1994, que matou 60 pessoas.
Desta vez é diferente. Sismologistas do Serviço de Vulcões da Indonésia temem que o Merapi destrua uma grande área. Eles lembram que o vulcão teve suas maiores erupções em 1006, 1786, 1822, 1872 e 1930. A erupção de 1006 foi tão terrível que um reino hindu da ilha de Java, onde fica o vulcão, desapareceu.
A montanha de 3.000 metros de altura é considerada sagrada pela população a sua volta, que acredita na existência de um reino sobrenatural em seu topo. É justamente a crença nos poderes da montanha que atrapalha a remoção dos 60 mil moradores. A maioria se recusa a deixar a área de risco. O Merapi é um dos símbolos mais poderosos da cultura javanesa. Alémdisso, há aqueles que temem abandonar plantações e animais.
- Temos feito todo o possível, mas apenas 600 pessoas foram removidas da zona de alto risco - disse Susilo Purwanto, um funcionário do governo.
Deixe sua opinião