CIDADE DO MÉXICO - O vulcão Popocatepetl, no México, lançou explosões maiores que a dos dias anteriores na madrugada de domingo e gerou uma coluna de cinzas, mas não afetou a população local, informou o centro que monitora vulcões.
O vulcão, que atualmente está coberto de neve, "registrou uma exalação de intensidade moderada com um leve componente explosivo que produziu a queda de alguns fragmentos incandescentes sobre o flanco leste do vulcão", informou o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred) na sua página da internet.
Apelidado de "El Popo" ou "Don Goyo" pela população das vilas próximas, o vulcão está situado a 64 quilômetros da Cidade do México e pode ser visto desde a capital num dia claro.
O vulcão lançou uma coluna de cinzas de três quilômetros sobre a cratera, mas esta não caiu no chão como aconteceu em 1º de dezembro, quando chegou às capitais de Puebla e Tlaxcala.
O Popocatepetl, que na língua indígena local significa "montanha de fumaça", despertou em 1994 depois de décadas de inatividade. Em 2000, lançou rochas incandescentes ao seu redor, o que provocou a retirada de milhares de pessoas.