Washington DC, a capital dos Estados Unidos, aprovou nesta terça-feira (4) um referendo que permite a posse e o cultivo da maconha para fins recreativos. A decisão foi tomada por 64,26% dos eleitores contra 29,45%.
A Iniciativa 71 legaliza a posse de pequenas quantidades de maconha - máximo de 50 gramas - para uso pessoal. A medida ainda deverá ser submetida à votação no Congresso, devido ao status especial do Distrito de Columbia.
Assim como em outros 22 estados, o uso medicinal da maconha já é legal no estado de Washington, onde foi descriminalizada também no ano passado a posse de pequenas quantidades de maconha, o que passou a ser tratada de forma parecida a algumas infrações no trânsito, com punição com multas.
No entanto, a iniciativa aprovada nesta terça vai mais longe ao eliminar qualquer punição pela posse de pequenas quantidades de maconha ou por transações não comerciais dessa droga.
O que continua proibido é a criação de um mercado legal para sua venda, uma atividade da qual também não será possível taxar devido a uma lei própria do distrito.
Os estados do Oregon e do Alasca também decidiram hoje sobre o uso recreativo da maconha, sendo que os resultados do primeiro já foram divulgados e a iniciativa foi aprovada com cerca de 54% dos votos.
A Flórida, no entanto, rejeitou a legalização do uso medicinal da maconha em um referendo que não chegou aos 60% dos votos necessários para sua aprovação.
Deixe sua opinião