Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito no Cáucaso

Washington descarta envio de tropas para o Cáucaso

O secretário americano de Defesa, Robert Gates, disse ontem que não será necessário enviar tropas americanas à guerra entre a Rússia e a Geórgia, mas advertiu que as relações entre Washington e Moscou poderão sofrer se os russos não se retirarem rapidamente do território da Geórgia.

A Casa Branca acrescentou que irá ignorar as "fanfarronices" da Rússia, onde o chanceler Sergei Lavrov declarou, mais cedo, que Moscou não permitirá à Geórgia a recuperação das províncias separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia.

Durante a coletiva de Gates em Washington, o subchefe do Estado Maior Conjunto das forças armadas americanas, James Cartwright, disse que a Rússia parece "cumprir de maneira geral" com o cessar-fogo firmado na terça-feira.

Carthwright assinalou que as forças russas parecem se reagrupar na Geórgia para iniciar a retirada.

"É difícil, a nível tático, conhecer os movimentos que ocorrem em cada povoado, mas em geral parece que as forças russas começaram a se mover," disse Carthwright. Segundo Gates, a Rússia decidiu "castigar a Geórgia por ter tentado se integrar ao Ocidente".

Ontem, ao menos 20 explosões foram ouvidas perto da cidade estratégica georgiana de Gori, durante suposta retirada russa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.