O democrata Barack Obama obteve o apoio do jornal Washington Post em editorial que afirma que o senador por Illinois "tem potencial para ser um grande presidente".
O jornal acrescentou que sua escolha foi fácil, principalmente pela "campanha frustrante" do candidato republicano John McCain e pela decisão de escolher Sarah Palin como candidata a vice para a eleição de 4 de novembro.
"Também ficou fácil em boa parte por causa de nossa admiração pelo senhor Obama e pelas impressionantes qualidades que ele mostrou durante essa longa disputa", disse o jornal no editorial de sua edição desta sexta-feira (17), publicado no site do Post na noite de quinta-feira.
O jornal, que declarou apoio a candidatos democratas nas duas últimas eleições presidenciais, elogiou Obama como "homem de grande inteligência" e "evidente capacidade de construção de consenso".
A publicação diz ainda que Obama tem uma compreensão sofisticada do mundo, do lugar dos Estados Unidos nele, além de estar comprometido com a manutenção da liderança norte-americana.
Ao declarar apoio a Obama, o jornal afirmou que um governo McCain não será a mesma coisa que mais quatro anos de presidência de George W. Bush. O Post, no entanto, alega que McCain traria para o governo muitos dos formuladores de políticas que ajudaram a colocar o país na situação atual.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA