Willem-Alexander e sua esposa, a rainha Máxima, acenam com as filhas para a multidão| Foto: Robin Utrech/Reuters
Beatrix apresenta os novos rei e rainha aos holandeses
No Palácio Real, o documento no qual Beatrix abdica do trono
A agora princesa Beatrix da Holanda segura a mão do filho logo após assinar sua abdicação
Holandeses fizeram festa pela troca na monarquia
Festa em frente ao palácio real, em Amsterdã
Holandeses em festa nesta terça-feira
Multidão celebra a nova geração da monarquia na Holanda
O retrato oficial do rei holandês Willem-Alexander e a rainha Máxima

A rainha Beatrix da Holanda abdicou nesta terça-feira em favor do seu primogênito, Willem-Alexander, que se tornou assim o novo rei da Holanda, durante uma cerimônia que aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã.

CARREGANDO :)

Veja as fotos da comemoração

"Hoje dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume hoje a responsabilidade desta nova função", disse Beatrix, que já é princesa da Holanda, com tratamento de Vossa Alteza Real, em um breve discurso.

Publicidade

Beatrix, de 75 anos, que já pôs fim ao seu reinado de 33 anos, deu a mão ao seu filho depois que ambos assinaram a ata de abdicação, assim como fez a já rainha consorte, a argentina Máxima.

Os novos reis da Holanda estiveram acompanhados de suas três filhas, vestidas de amarelo e com flores da mesma cor no cabelo. A mais velha delas, Catharina-Amalia, de 9 anos, se tornou a princesa de Orange, herdeira do trono holandês.

Estiveram presentes e assinaram a ata o primeiro-ministro da Holanda, o liberal Mark Rutte, os presidentes do Senado e do Congresso dos Estados Gerais, assim como os ministros, o vice-presidente do Conselho de Estado do Reino, comissões de Aruba, Curaçao e Sint Maarten e os demais membros da família real.

Após o breve discurso de Beatrix, seu diretor de gabinete leu a Ata de Abdicação, que depois foi ratificada pela já princesa Beatrix.

Com essa breve cerimônia, Willem-Alexander, de 46 anos de idade, se transformou no monarca reinante mais jovem da Europa.

Publicidade

Emoção

A princesa Beatrix da Holanda, visivelmente emocionada após sua abdicação, saiu nesta terça-feira à sacada do Palácio Real de Amsterdã para apresentar aos holandeses o seu novo rei.

"Os apresento ao seu novo rei: Willem-Alexander", disse a já princesa da Holanda, de mãos dadas com a rainha consorte Máxima.

"Querida mãe, hoje assumo o trono e estou agradecido a você, imensamente agradecido por todos estes anos", assinalou, com lágrimas nos olhos, Willem-Alexander, que disse aos seus concidadãos que, "em nome também da rainha (em referência a Beatrix), agradeço a vocês por todo o apoio e a confiança".

Na sequência, Beatrix e Máxima, entre os gritos da multidão de "Viva a Holanda!", deram as mãos, mostrando a união entre ambas.

Publicidade

A agora princesa Beatrix então se retirou para o interior do palácio, dando passagem aos novos reis, que cumprimentaram o povo junto a suas três filhas: Catharina-Amalia, de 9 anos e a herdeira do trono, Alexia, de 7, e Ariane, de 6.

Posse

Às 9h de Brasília, acontecerá o ato de posse de Willem-Alexander, em cerimônia na qual ele não usará uma coroa, já que esse não é um costume dos monarcas holandeses durante o seu reinado.Depois haverá uma recepção no Palácio de Amsterdã, e no fim da tarde os novos reis da Holanda farão uma travessia real pelas águas do Rio Ij, após o que assistirão com seus convidados a uma festa final no Palácio da Música de Amsterdã. Holanda tem novo rei