O ditador chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin, se encontram nesta quinta-feira (15) no Uzbequistão em uma reunião da Organização de Cooperação de Xangai, um grupo de segurança regional que envolve os países com metade da população mundial.
"Diante das grandiosas mudanças do nosso tempo em nível global, nunca antes vistos em toda a história, estamos dispostos com os colegas russos a servir de exemplo como potências mundiais responsáveis e exercer um papel de liderança", disse o líder do país asiático, durante reunião na cidade de Samarqanda.
Eles realizarão ainda um encontro com o presidente da Mongólia, Ukhnaa Khurelsukh. O governo uzbeque declarou que Putin também se encontrará com líderes iranianos, quirguizes, paquistaneses, turcomenos e uzbeques. Na sexta-feira (16), Putin deve se reunir com os líderes do Azerbaijão, Índia e Turquia.
Putin e Xi planejam discutir a Ucrânia e Taiwan. O Kremlin diz que o encontro tem um “significado especial” dada a situação geopolítica. Essa é a primeira viagem de Xi para fora da China em mais de dois anos.
Deixe sua opinião