O presidente russo, Vladimir Putin, e o ditador chinês, Xi Jinping, em encontro dos Brics em Brasília, em 2019.| Foto: EFE/JOÉDSON ALVES
Ouça este conteúdo

O ditador chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin, se encontram nesta quinta-feira (15) no Uzbequistão em uma reunião da Organização de Cooperação de Xangai, um grupo de segurança regional que envolve os países com metade da população mundial.

CARREGANDO :)

"Diante das grandiosas mudanças do nosso tempo em nível global, nunca antes vistos em toda a história, estamos dispostos com os colegas russos a servir de exemplo como potências mundiais responsáveis e exercer um papel de liderança", disse o líder do país asiático, durante reunião na cidade de Samarqanda.

Eles realizarão ainda um encontro com o presidente da Mongólia, Ukhnaa Khurelsukh. O governo uzbeque declarou que Putin também se encontrará com líderes iranianos, quirguizes, paquistaneses, turcomenos e uzbeques. Na sexta-feira (16), Putin deve se reunir com os líderes do Azerbaijão, Índia e Turquia.

Publicidade

Putin e Xi planejam discutir a Ucrânia e Taiwan. O Kremlin diz que o encontro tem um “significado especial” dada a situação geopolítica. Essa é a primeira viagem de Xi para fora da China em mais de dois anos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]