Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relações internacionais

Xi Jinping, Vladimir Putin e outros autocratas comemoram eleição de Lula

tensões com EUA
Xi Jinping, ditador chinês, em Brasília, em 2019. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória nas eleições presidenciais no Brasil realizadas no domingo, e expressou sua confiança no desenvolvimento da cooperação entre os dois países.

"Receba meus sinceros parabéns por sua vitória nas eleições presidenciais. Os resultados da votação confirmaram seu alto prestígio político", disse Putin em mensagem a Lula, publicada no site do Kremlin. Ele expressou confiança de que, por meio de esforços conjuntos, será garantido o "desenvolvimento da cooperação construtiva russo-brasileira em todos os campos".

Já o ditador China, Xi Jinping, através de seu porta-voz Zhao Lijian, parabenizou Lula, acrescentando que está disposto a trabalhar com o país para levar as relações bilaterais a "um novo nível".

"A China parabeniza sinceramente Lula da Silva. Esperamos que o Brasil faça novas conquistas em sua tarefa de seguir construindo o país", disse o porta-voz chinês em coletiva.

"Estamos dispostos a trabalhar com o novo governo brasileiro liderado por Lula da Silva para levar as relações a um novo patamar, para maior benefício dos dois países e dos dois povos", acrescentou Lijian, segundo a imprensa local.

No domingo, os ditadores da Venezuela e de Cuba, historicamente ligados ao PT, usaram as redes sociais para parabenizar a vitória de Lula. "Celebramos a vitória do povo brasileiro, que neste #30out, elegeram @LulaOficial como seu novo presidente. Que vivam os povos decididos a ser livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil triunfou a democracia. Parabéns, Lula! Um grande abraço", escreveu o ditador venezuelano Nicolás Maduro.

O ditador cubano Miguel Díaz-Canel parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva pela "grande vitória" no segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo no Brasil e disse que o resultado marca o retorno da "justiça social" ao país sul-americano: "Estimado irmão Lula, eu o parabenizo em nome do governo e do povo cubanos, que festejamos sua grande vitória em favor da união, da paz e da integração latino-americana e caribenha. Conte sempre com Cuba", escreveu Díaz-Canel no Twitter.

"Com grande alegria celebramos sua merecida vitória, pedindo a Deus que lhe dê saúde, força e muito carinho para construirmos juntos e incentivarmos o futuro de seu grande país, o bem-estar das famílias, e continuarmos contribuindo para a busca da paz no mundo", disse o líder sandinista em uma carta a Lula, a quem chamou de "irmão e companheiro".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.