Xi Jinping, ditador chinês, em Brasília, em 2019.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória nas eleições presidenciais no Brasil realizadas no domingo, e expressou sua confiança no desenvolvimento da cooperação entre os dois países.

CARREGANDO :)

"Receba meus sinceros parabéns por sua vitória nas eleições presidenciais. Os resultados da votação confirmaram seu alto prestígio político", disse Putin em mensagem a Lula, publicada no site do Kremlin. Ele expressou confiança de que, por meio de esforços conjuntos, será garantido o "desenvolvimento da cooperação construtiva russo-brasileira em todos os campos".

Já o ditador China, Xi Jinping, através de seu porta-voz Zhao Lijian, parabenizou Lula, acrescentando que está disposto a trabalhar com o país para levar as relações bilaterais a "um novo nível".

Publicidade

"A China parabeniza sinceramente Lula da Silva. Esperamos que o Brasil faça novas conquistas em sua tarefa de seguir construindo o país", disse o porta-voz chinês em coletiva.

"Estamos dispostos a trabalhar com o novo governo brasileiro liderado por Lula da Silva para levar as relações a um novo patamar, para maior benefício dos dois países e dos dois povos", acrescentou Lijian, segundo a imprensa local.

No domingo, os ditadores da Venezuela e de Cuba, historicamente ligados ao PT, usaram as redes sociais para parabenizar a vitória de Lula. "Celebramos a vitória do povo brasileiro, que neste #30out, elegeram @LulaOficial como seu novo presidente. Que vivam os povos decididos a ser livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil triunfou a democracia. Parabéns, Lula! Um grande abraço", escreveu o ditador venezuelano Nicolás Maduro.

O ditador cubano Miguel Díaz-Canel parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva pela "grande vitória" no segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo no Brasil e disse que o resultado marca o retorno da "justiça social" ao país sul-americano: "Estimado irmão Lula, eu o parabenizo em nome do governo e do povo cubanos, que festejamos sua grande vitória em favor da união, da paz e da integração latino-americana e caribenha. Conte sempre com Cuba", escreveu Díaz-Canel no Twitter.

O petista também recebeu os parabéns do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, cuja relação com Lula é bem documentada e sobre a qual trata a matéria da Gazeta do Povo que teve pedido de censura por parte do PT.

Publicidade

"Com grande alegria celebramos sua merecida vitória, pedindo a Deus que lhe dê saúde, força e muito carinho para construirmos juntos e incentivarmos o futuro de seu grande país, o bem-estar das famílias, e continuarmos contribuindo para a busca da paz no mundo", disse o líder sandinista em uma carta a Lula, a quem chamou de "irmão e companheiro".

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]