A blogueira cubana Yoani Sánchez chegou no começo da noite desta quarta-feira (20) a São Paulo. Vinda de Brasília, onde se reuniu com parlamentares na Câmara dos Deputados, a dissidente não enfrentou protestos no aeroporto de Congonhas.Acompanhada pelo diretor da editora Contexto, Jaime Pinsky, Sanchéz desembarcou pelo portão de embarque localizado no piso inferior do aeroporto. A medida, segundo Pinsky, foi para evitar eventuais tumultos.
Bastante assediada pela imprensa, Sanchéz disse que sua agenda em São Paulo será voltada para atividades literárias, acadêmicas e jornalísticas.
A blogueira também comentou que sua experiência em Brasília foi muito boa. "Teve muito afeto, muito carinho e muita polêmica também, o que é muito bom".
Sobre os protestos em Brasília e em Feira de Santana (BA), a blogueira disse que são um símbolo de pluralidade e democracia quando pacíficos. "Quando se tornam agressivos, já são sinal de intolerância".
A agenda de Sanchéz em São Paulo começa na quinta. Após sair do aeroporto, a blogueira seguiu para a casa de Pinsky, onde ficará hospedada. Sanchéz jantou numa pizzaria vizinha ao edifício e não quis falar com a imprensa.
No aeroporto, ela disse que pretendia descansar, falar com a família e atualizar sua conta no Twitter. "Estou ansiosa em contar tudo o que se passou em 140 caracteres".