• Carregando...

Dois dos nomes mais conhecidos da oposição em Cuba, a blogueira Yoani Sánchez e o dissidente Guillermo Fariñas, foram novamente presos. De acordo com fontes opositoras na ilha, as detenções ocorreram nesta quinta-feira (8) em Havana. No Twitter, o blogueiro pró-governo Yohandry Fontana confirmou as detenções que, segundo ele, ocorreram por "escândalo público e indisciplina social em frente a uma unidade de polícia".

Yoani e Fariñas foram detidos durante mais uma onda de prisões de ativistas contrários ao governo do presidente Raúl Castro. Segundo o blog opositor Café Fuerte, baseado em Miami, também foram para a prisão o escritor Ángel Santisteban e o blogueiro Eugenio Leal, além de dissidentes que haviam sido presos durante a chamada Primavera Negra, quando 75 opositores foram detidos em março de 2003. As detenções também foram confirmadas pela Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional e o grupo Damas de Branco.

As prisões teriam ocorrido depois que dissidentes se juntaram para obter informações sobre a detenção da advogada Yaremis Flores, ocorrida anteontem, relatou ao Café Fuerte Ailer González, coordenadora do site Estado de SATS, mais um da blogosfera opositora em Cuba. Ela, por sua vez, também estava presa e foi liberada por volta das 15h de ontem.

Rota anunciada no Twitter

E foi por volta desse horário que Yoani usou sua conta no Twitter pela última vez antes de ser detida. Na mensagem, ela comunicava a soltura de Ailer González e relatava que estava junto com outros opositores, entre eles Ángel Santisteban e Eugenio Leal, em busca de informações sobre o ativista Antonio Rodiles, um dos vários detidos ontem. "Agora estou a caminho da Estação de Polícia de Acosta, onde está preso arbitrariamente o ativista Antonio Rodiles", escreveu Yoani por volta das 14h de ontem.

No dia 4 de outubro, Yoani passou 30 horas detida depois de ser presa em Bayamo, no leste de Cuba, onde cobriria para o jornal "El País" o julgamento do espanhol Ángel Carromero, acusado pela morte do ativista Oswaldo Payá num acidente de carro, em julho. Solta, a blogueira contou ter recusado comida ou água durante a detenção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]