O influenciador de 21 anos foi liberado na madrugada deste sábado (5), mas vai responder por incitação de motim e reunião ilegal, uma vez que não tinha autorização oficial para realizar o evento| Foto: Reprodução YouTube/KaiCenat
Ouça este conteúdo

O influenciador Kai Cenat, que tem mais de 4 milhões de seguidores no YouTube, causou um tumulto em Nova York, na tarde desta sexta-feira (4), após prometer em uma rede social que sortearia videogames, computadores e acessórios no Union Square Park, em Manhattan. A promessa atraiu milhares de pessoas ao parque, gerando uma confusão que terminou com dezenas de presos, incluindo Cenat, e vários policiais feridos. O influenciador de 21 anos foi liberado na madrugada deste sábado (5), mas vai responder por incitação de motim e reunião ilegal, uma vez que não tinha autorização oficial para realizar o evento.

CARREGANDO :)

Na quarta-feira (2), Cenat fez uma transmissão no Twitch – onde tem 6,5 milhões de seguidores – dizendo que promoveria um “grande sorteio” de computadores, Play Station 5s, teclados, cadeiras de jogos, microfones, webcams, fones de ouvido, além de vale-presentes. Por volta das 15 horas da sexta, a polícia de Nova York começou a perceber uma aglomeração de pessoas no parque, obstruindo o tráfego de pedestres e de veículos. “Passamos de 300 crianças para alguns milhares de crianças em minutos”, disse o chefe da polícia Jeffrey Maddrey, em um comunicado reproduzido pela CNN Internacional.

A polícia emitiu um alerta 4, que corresponde ao nível mais alto de resposta a desastres, mobilizando cerca de mil agentes para a região. De acordo com Maddrey, pelo menos três policiais e quatro civis ficaram feridos durante o caos. A agência de notícias EFE informou que um jovem de 17 anos foi levado para o hospital com o que as autoridades inicialmente pensaram ser um ferimento de bala, mas que posteriormente constataram ter sido gerado por fogos de artifício lançados para a multidão por um arruaceiro.

Publicidade

“Você tinha pessoas andando com pás, machados e outras ferramentas [de um canteiro de obras próximo]. Indivíduos também estavam acendendo fogos de artifício, jogando-os contra a polícia e uns contra os outros”, disse Maddrey em coletiva reproduzida pela CNN. Segundo ele, a polícia prendeu 65 pessoas, incluindo 30 jovens.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]