A viúva do líder opositor russo Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, esteve neste domingo (17) em Berlim na fila dos russos que votaram nas eleições presidenciais por volta de 12h para apoiar a campanha de protesto “Meio-dia contra Putin".
A ex-porta-voz de Navalny, Kira Yarmish, que continua trabalhando pela causa do falecido opositor, publicou um vídeo desse momento nas redes sociais. Entre aplausos de seus compatriotas, Navalnaya sorri levemente para agradecer o apoio.
Com um buquê de flores que alguém lhe deu, a viúva de Navalny esperou sua vez de votar, mas sem querer fazer declarações. Dmitri, um jovem russo, disse ao jornal “Berliner Morgenpost” que conversou brevemente com Navalnaya para lhe dizer “que ela é muito corajosa”.
"Meio-dia contra Putin" é uma iniciativa do político liberal exilado Maxim Reznik, que descreveu as eleições como uma "operação eleitoral especial" para mostrar unidade contra o presidente russo, Vladimir Putin, em uma eleição sem eleição, uma vez que os outros candidatos são vinculados ao Kremlin e se dá como certo que o atual presidente será reeleito.
Essa campanha foi respaldada pelo próprio Navalny antes de morrer na prisão no último mês de fevereiro. Os organizadores dão aos participantes diversas opções, desde boicotar a votação até anular a votação ou votar contra Putin.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias