Zelensky: “A linha de frente precisa de mais suporte, e não apenas de uma simples lista de equipamentos militares”.| Foto: EFE/EPA/POOL/Andy Rain
Ouça este conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez novas acusações contra a Rússia neste domingo (13), alegando que a Coreia do Norte tem enviado tropas para reforçar o exército liderado pelo ditador Vladmir Putin.

CARREGANDO :)

Segundo ele, o apoio norte-coreano aos russos não se limita mais à transferência de armas. “Na verdade, trata-se de mandar pessoas para as forças armadas do invasor”, afirmou.

A declaração do líder ucraniano reforça a suspeita de que a colaboração entre Moscou e Pyongyang está se intensificando. Na semana passada, o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, já havia dito que há uma “grande possibilidade” de a Coreia do Norte estar enviando soldados para ajudar a Rússia.

Publicidade

Para Zelensky, o fortalecimento desse apoio externo aos russos exige que a relação de seu país com os aliados ocidentais também evolua. “A linha de frente precisa de mais suporte, e não apenas de uma simples lista de equipamentos militares.”

Em junho, Vladimir Putin e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assinaram um pacto de “proteção mútua”. Mas o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou que a aliança inclua a participação de soldados norte-coreanos na invasão ao território ucraniano. “Isso parece mais uma notícia falsa”, disse.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]