Ouça este conteúdo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou neste domingo (10) a Buenos Aires para assistir à cerimônia de posse de Javier Milei como presidente da Argentina e, à chegada, conversou com o presidente da França, Emmanuel Macron.
“Estando na Argentina falei com Macron. Informei-o sobre os acontecimentos na linha de frente e agradeci por toda a ajuda militar fornecida pela França”, afirmou Zelensky na rede social X (ex-Twitter).
O mandatário disse que conversou com Macron sobre as “necessidades prioritárias” da Ucrânia “e o próximo pacote de defesa francês, que fortalecerá significativamente o poder de fogo da Ucrânia”.
Ele também destacou a importância da próxima cúpula de líderes da União Europeia que "abre as conversações de adesão da Ucrânia à UE", afirmou que Kiev "cumpriu todas as recomendações exigidas da Comissão Europeia" e observou que "as decisões do Conselho Europeu terão um impacto significativo na motivação da sociedade e do Exército ucraniano".
“A este respeito, aprecio os esforços pessoais do presidente Macron para garantir a unidade da UE”, acrescentou.
Em uma escala a caminho da Argentina, o presidente da Ucrânia se reuniu ontem em Cabo Verde com o primeiro-ministro Ulisses Correia.
A imprensa argentina adiantou que Zelensky viajaria para a posse presidencial de Milei, que demonstrou publicamente seu apoio à Ucrânia diante da invasão militar russa. É a primeira viagem de Zelensky à América Latina desde o início da guerra.
A Ucrânia trata como prioridade diplomática este ano melhorar as relações com América Latina, África e Ásia.