Ouça este conteúdo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, demitiu o chefe da Direção de Proteção do Estado, Sergey Rud, depois de anunciar na terça-feira (7) a detenção de dois coronéis dessa estrutura que oferece proteção aos líderes ucranianos por seu envolvimento em um plano da Rússia para assassinar o chefe do Estado.
Zelensky oficializou esta decisão com um decreto publicado no site da presidência pelo qual “Sergey Leonidovich Rud é destituído do cargo de chefe da Direção de Proteção do Estado da Ucrânia”. O chefe de Estado ucraniano não especificou os motivos da demissão.
O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) anunciou na terça-feira passada que frustrou um plano do Serviço Federal de Segurança russo (FSB) para assassinar Zelensky, os chefes da inteligência militar de Kiev, Kirilo Budanov, e do próprio SBU, Vasil Maliuk, e outros funcionários de alto escalão do Estado ucraniano.
Segundo o SBU, um dos dois coronéis ucranianos detidos por seu envolvimento na conspiração transportou munições e um drone para Kiev que seria usado para executar os planos do grupo. Ambos são acusados de repassar, em troca de dinheiro, informações ao FSB russo para realizar atentados contra Zelensky e outros dirigentes ucranianos.
De acordo com o próprio Zelensky e os seus serviços secretos, a Rússia tentou assassinar o presidente ucraniano em diversas ocasiões desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia. (Com Agência EFE)