Ouça este conteúdo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, denunciou nesta quinta-feira (9), durante reunião do Conselho Europeu que a Rússia tem planos para destruir a Moldávia.
Zelensky disse que "nossa liberdade está em perigo" e que é preciso "decisões rápidas e confiáveis" para combater as "atividades subversivas" da Rússia.
O chefe de estado declarou que interceptou esse plano elaborado pelo serviço de inteligência da Rússia e alertou a presidente da Moldávia, Maia Sandu.
"Esse documento demonstra quem, como e quando irão romper a democracia da Moldávia e estabelecer o controle sobre a Moldávia. Quando entendi de onde vinha esse documento, alertei imediatamente à Moldávia sobre essas ameaças", reforçou Zelensky.
O presidente ucraniano ainda agradeceu ao Parlamento Europeu todos os pacotes de apoio recebidos pela Ucrânia desde a invasão russa.
Por fim, Zelensky ainda pediu o aumento das sanções praticadas pela União Europeia contra a Rússia, em especial contra a Rosatom, a agência nuclear do país.
"Estamos protegendo a Europa contra o regime, que quer destruir a liberdade da Europa. Não sabemos se as sanções limitaram o potencial de agressão da Rússia. Isso é só o começo. Precisamos ser mais ativos, para que não tenham capacidade suficiente para desestabilizar outros países", finalizou.