• Carregando...
Em discurso por videoconferência na Assembleia Parlamentar da OTAN, presidente ucraniano denunciou ajuda do Irã ao Hamas e à Rússia
Em discurso por videoconferência na Assembleia Parlamentar da OTAN, presidente ucraniano denunciou ajuda do Irã ao Hamas e à Rússia| Foto: EFE/EPA/Liselotte Sabroe

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comparou nesta segunda-feira (9) o ataque do Hamas a Israel com a invasão da Rússia ao seu país e denunciou a participação do Irã nos dois conflitos.

Em discurso por videoconferência durante sessão da Assembleia Parlamentar da OTAN em Copenhague, Zelensky disse que o Hamas e a Rússia representam “o mesmo mal, a única diferença é que um é uma organização terrorista que atacou Israel, e outro um Estado terrorista que atacou a Ucrânia”.

O presidente ucraniano citou a contribuição do Irã para o ataque em Israel e a guerra na Ucrânia, em benefício dos agressores.

“O Irã não pode dizer que não tem nada a ver com o que está acontecendo na Ucrânia quando vende [drones] Shaheds para a Rússia. O Irã não pode dizer que não tem nada a ver com o que está acontecendo em Israel, quando os seus líderes declaram apoio ao que está acontecendo em Israel”, disse Zelensky.

Ele pediu que o Ocidente e seus aliados sigam ajudando Israel e a Ucrânia – num momento em que países que ajudam Kiev na guerra contra a Rússia estão retirando ou questionando esse apoio.

“Se o mundo se unir sempre que alguém tomar mulheres como reféns e condenar as crianças de outra nação, o terror não terá aliados”, afirmou Zelensky.

“Este não é o momento de nos retirarmos da arena internacional devido a disputas internas. Este não é o momento de nos isolarmos. Este não é o momento de permanecermos em silêncio ou fingirmos que o terror num continente não afeta os assuntos globais”, disse o presidente ucraniano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]