O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, viajará a Buenos Aires para a posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, no próximo domingo (10). A informação foi publicada pelo jornal La Nacion.
Caso confirmada, seria a primeira visita de Zelensky à América Latina desde que se tornou presidente, em 2019.
Em novembro, poucos dias após a vitória de Milei no segundo turno da eleição presidencial argentina, os dois já haviam conversado por telefone e concordaram em organizar uma cúpula sobre América Latina e Ucrânia liderada pela Argentina. Zelensky também convidou o argentino a visitar a Ucrânia.
“Acabei de falar com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, para lhe agradecer pela sua posição clara. Não equilibrar entre o bem e o mal. Apenas um apoio claro à Ucrânia. Isto é bem percebido e apreciado pelos ucranianos”, escreveu o ucraniano no X à época, numa clara alfinetada contra o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que já atribuiu à Rússia e à Ucrânia responsabilidade pela guerra iniciada em 2022.
Zelensky deve aproveitar a viagem para se encontrar com outros líderes internacionais e pedir mais apoio à Ucrânia, que sofre com a debandada de aliados.
Polônia e Eslováquia cortaram ajuda militar a Kiev e na quarta-feira (7) os republicanos no Senado americano votaram por unanimidade para bloquear um projeto de lei de gastos emergenciais que prevê US$ 110,5 bilhões em recursos para a Ucrânia, Israel e outras necessidades de segurança.
A oposição ao presidente Joe Biden quer que mais recursos sejam aplicados no controle migratório na fronteira com o México.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Deixe sua opinião