O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (15) que é a favor da participação da Rússia na segunda edição da Cúpula pela Paz promovida por Kiev, que realizou sua edição inaugural em meados de junho na Suíça sem que houvesse representantes russos entre os convidados.
“Acredito que os representantes da Rússia deveriam estar presentes na segunda Cúpula da Paz”, disse Zelensky em uma coletiva de imprensa realizada hoje em Kiev.
O presidente ucraniano voltou a dizer que a Ucrânia está trabalhando no desenvolvimento de um plano de paz que contenha as dez exigências incluídas na chamada Fórmula de Paz, uma iniciativa da sua administração que defende, entre outras coisas, a retirada das tropas russas de todos os territórios ucranianos.
“Estabeleci a meta de ter o plano totalmente pronto em novembro. Então tudo estará pronto para a segunda cúpula”, acrescentou Zelensky, que no dia 2 de julho pediu ao primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, durante a visita a Kiev do líder europeu que tem as melhores relações com a Rússia, que usasse sua “liderança” para ajudar a preparar esta segunda cúpula.
O plano de paz integral mencionado por Zelensky poderia buscar o endosso do maior número de países da comunidade internacional antes de ser apresentado a Moscou.
Até agora, tanto Kiev como Moscou rejeitaram abertamente as possíveis condições de paz propostas pela outra parte.