O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniu com o presidente da Argentina, Javier Milei, no sábado (15), na Suíça, e lhe entregou a Ordem da Liberdade por méritos especiais para aqueles que fortalecem a soberania e a independência do país europeu.
"Agradeci ao presidente Milei por participar da Cúpula da Paz (que debate uma solução para a invasão da Rússia à Ucrânia). Também somos gratos pela grande presença de países latino-americanos. Tenho certeza de que a história se lembrará desse longo caminho para a paz", disse Zelensky em redes sociais.
Ele afirmou que debateu com Milei os próximos passos na implementação dos pontos específicos da Fórmula de Paz que propõe para o fim do conflito em seu país.
A Fórmula de Paz da Ucrânia estabelece, entre outros objetivos, a restauração da segurança nuclear, alimentar e energética, a libertação de todos os prisioneiros de guerra e civis detidos, assim como a restauração da integridade territorial da Ucrânia por meio da retirada das tropas russas.
Zelensky, que também discutiu a cooperação bilateral e o comércio com Milei, agradeceu à Argentina por sua recente adesão à Coalizão Internacional para o Retorno das Crianças Ucranianas.