O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou nesta quarta-feira (14) a cidade de Izyum, na região de Kharkiv, no leste do país, onde as tropas ucranianas têm reconquistado territórios após meses de ocupação russa.
“Nossa bandeira azul-amarela já está hasteada na desocupada Izyum. E será assim em todas as cidades e vilas ucranianas”, disse Zelensky, em um comunicado publicado nas redes sociais. “Estamos nos movendo em apenas uma direção – para frente e para a vitória.”
O objetivo da visita foi transmitir uma mensagem sobre o sucesso da contraofensiva ucraniana, que nos últimos dias tem conseguido recuperar áreas no leste e no sul ucraniano.
Em discurso na noite de terça-feira (13), Zelensky havia dito que as forças militares da Ucrânia conseguiram recuperar 8 mil quilômetros quadrados na região de Kharkiv. Uma contraofensiva também está em andamento nas regiões ocupadas pela Rússia no sul, como Kherson e Zaporizhzhia.
Nesta quarta-feira, Zelensky classificou a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 como uma “tragédia” e voltou a prometer que, além das regiões invadidas por Moscou na guerra iniciada em fevereiro deste ano, a Ucrânia recuperará também o controle da península.