MIAMI - O núcleo extremamente perigoso da tempestade Rita aproxima-se nesta sexta-feira do sudoeste devastado da Louisiana e da costa nordeste do Texas, com ventos máximos constantes de 225 quilômetros por hora, o que mantém o furacão na categoria quatro - a segunda mais alta.

CARREGANDO :)

Rita avança na direção noroeste a cerca de 14 quilômetros por hora e deve manter esse passo nas próximas 24 horas, informou o boletim das 7h (9h em Brasília) do Centro Nacional de Furacões dos EUA.

"Nesta trajetória, o centro de Rita estará se aproximando do sudoeste da Louisiana e da costa alta do Texas na tarde de hoje ou à noite", especificou o centro.

Publicidade

Segundo prognósticos de computador, o olho do furacão tocará Terra entre Galveston, no Texas, e a divisa com a Louisiana. Foi emitido alerta de furação (o que implica ventos superiores a 120 quilômetros por hora nas próximas 24 horas) para uma faixa que vai de Porto O'Connor, no Texas, a Morgan City, na Louisiana. A maré na região pode subir cinco a sete metros.

Nessa trajetória, os ventos com força de tempestade tropical, que se estendem num raio bem maior, alcançarão Nova Orleans, destruída pela passagem do furacão Katrina e a inundação que se seguiu. A cidade pode se ver sujeita a chuvas torrenciais.

Às 7h, o núcleo do furacão estava 418 quilômetros a sudeste de Galveston, uma cidade insular de 60 mil pessoas, que está praticamente deserta.