Sou usuário da Rua Arthur Bernardes. Todos os dias, deparo com situações de alto risco em virtude da má localização do acesso ao estacionamento de um supermercado. Não existe "via de desaceleração" paralela. O portão de entrada sai direto na rua. Essa "via"é obrigatória (norma da prefeitura). Será que houve falha na fiscalização?Antonio GuimarãesCuritiba, PR
Astronauta caro
Lendo a Gazeta do Povo, fiquei sabendo que o Brasil gastará 10 milhões de dólares para enviar um astronauta ao espaço. Isso é muito bom, pois com todos os problemas sociais resolvidos, com dinheiro sobrando para a saúde pública, segurança, educação, fome zero, transporte, etc., nada mais correto do que gastar esses "trocados" para inserir o país aos demais na era espacial. Realmente, o governo Lula a cada dia mais nos surpreende. Ridículo!
Wanderley MachadoCuritiba, PR
Parceria
A partir de agora, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento passa a contar com um novo parceiro no Paraná, o Caderno Rural da Gazeta do Povo. Tudo reunido em um espaço propício para a troca de experiências, discussão de gargalos e desafios setoriais das cadeias produtivas do agronegócio paranaense.
Valmir Kowalewski de Souza, superintendente federal do MAPA no Paraná
Descaso
Difícil mesmo é acreditarmos no que está acontecendo com o suposto governo federal. Pagou R$ 105 bilhões de juros da dívida externa e deixou ao deus dará o povo sofrido sem saúde, educação, pessoas morrendo em macas nos corredores dos hospitais. Internamente, milhares de crianças ficam sem atendimento do Programa para a Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil; jovens são aliciados pelo turismo sexual; outros são recrutados pelo tráfico de drogas. As políticas de emprego não saem do papel nem do ministério. O mais triste foi com relação ao surto da febre aftosa detectado em Eldorado, MS, onde deve ter entrado primeiro o vírus. Agora temos o mundo inteiro contra nós pelo embargo da carne bovina. Lamentavelmente, o governo federal só se apropria do bônus da enorme carga tributária, deixando o ônus para os produtores e nós, os consumidores, que pagaremos a conta.
Jose Pedro NaisserCuritiba, PR
Referendo e o TRE
Necessitando de uma certidão junto ao Tribunal Regional Eleitoral, me dirigi até o local no último dia 12. Tive um ótimo atendimento. Em poucos minutos, estava com o documento em mãos era o único para ser atendido. Calculo que dezenas de funcionários de estavam de plantão no local. Milhares em todo o Brasil, imagino. Toda esta estrutura movida por conta do referendo a ser realizado no próximo dia 23. Aliás, referendo inútil e inoportuno que, qualquer que seja o resultado, não mudará em nada o estado de violência que se instalou no país.
Marcos Schier, empresárioCuritiba, PR
"Vamos nos juntar a eles"
Dia 12 de outubro, eu fiquei orgulhosa de ser brasileira. Presenciei uma cena extraordinária: dois casais compravam brinquedos em uma grande loja de supermercados, onde ofereciam 30% de descontos em todos os brinquedos, somente naquele dia. Quando foram efetuar os pagamentos dos mesmos, negaram-lhes o desconto que estavam anunciando. Foi acionado o gerente que confirmou estar a loja correta, pois aqueles itens não eram brinquedos. Itens, diga-se: bicicletas aro 16 para crianças de 4 a 7 anos, bolas infantis coloridas. Não teve acordo com o gerente. Os casais acionaram a polícia para registrar tal fato, pois teriam que abrir um boletim de ocorrência. Eu fui testemunha do caso BO n.º 2206363, aberto pelo 13.º BPM. Nós não podemos aceitar situações como esta. Temos que resgatar nosso direito de cidadão.
Ivone PerineCuritiba, PR
"Música requer silêncio"
Solidarizo-me com o desabafo de uma leitora desta coluna. Sempre que vou assistir um espetáculo, quando reparo em pessoas entrando acompanhadas de crianças, fico torcendo para que não sentem próximas a mim, mas parece que me perseguem. Não é que não goste de crianças; pelo contrário, além de adorá-las tenho educação e respeito o suficiente para não fazê-las passar pelo sacrifício de irem ao teatro assistir a um espetáculo inapropriado para suas idades e fazê-las se comportar à altura. Às normas já existentes não fumar, desligar os celulares, etc. sugiro à direção do Teatro acrescentar: não tirar a atenção do público e dos artistas, sob pena de ser convidado a se retirar. Ou então dispor de um "estacionamento" dentro do teatro com atividades específicas para os "pimpolhos". Só queremos desfrutar do espetáculo sem estresse.
Lia Nascimento, contadoraCuritiba, PR
Educação
Semana passada, no Jornal Nacional, assisti uma série de reportagens sobre países como Irlanda, Espanha e Coréia, que deram certo ao investir em educação. Foi ainda sob esse impacto que recebi o encarte da Gazeta do Povo "Histórias de Professor", onde o professor Oriovisto Guimarães escreve: "A verdadeira riqueza de um país não está no seu solo, nas suas matas, rios ou mares, mas, antes, no preparo, na inteligência desenvolvida e no caráter de cada um de seus habitantes". E também naquele dia vimos um Prêmio Nobel dado a um dramaturgo e poeta britânico. É por isso que nós não podemos perder a fé: a semente que estamos plantando vai dar frutos.
Sílvia Novaes Fernandes, professoraCuritiba, PR
Corte de árvore
Minha mãe tem uma paineira em seu jardim, no bairro São Lourenço. A Secretaria do Meio Ambiente negou-lhe o pedido de corte de árvore (Protocolo n.º 2041/05. Num país onde a impunidade corre solta, inclusive com a motosserra, por que é que temos que ter sobre nossas cabeças árvores que põem em perigo às nossas vidas e às nossas casas? Minha mãe tem em seu terreno quatro pinheiros gigantescos, três palmeiras grandes e mais algumas árvores nativas. Não chega para um terreno na cidade? Minha mãe terá que entrar com um processo onde um conselho analisará o caso do corte. Até lá, passarão quantos verões e quantas tempestades? Com a palavra, a Secretaria do Meio Ambiente.
Annette BrauerCuritiba, PR
Terreno baldio
Em relação à carta da leitora Maria da Graça Sandoval, a Prefeitura informa que o proprietário do terreno citado será notificado pela Secretaria Municipal do Urbanismo para que providencie a limpeza e vedação da área.
Secretaria da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba
*****
As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.
E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Deixe sua opinião