Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
artigo

A construção de um sonho

Em 1977 demos início a um sonho que hoje vejo alcançado e, melhor ainda, renovado todos os dias. No começo, claro, não era um sonho grande. Mas era, sim, o sonho grandioso de empreender um negócio próprio: O Boticário. Na época, aquele era o tamanho que eu conseguia sustentar e, mesmo acordando realizado por estar ali naquela pequena loja do Centro de Curitiba todos os dias, eu sabia que, para sobreviver e me diferenciar, eu precisava fazer melhor. A cada cliente que entrava eu observava uma oportunidade. Da oferta de um cafezinho até a amostra de um creme facial produzido ali mesmo, em uma batedeira caseira. Tudo feito com o que nós tínhamos e temos de melhor: o respeito às relações e a paixão pela beleza.

O crescimento foi consequência de algumas decisões acertadas e muito trabalho. A transformação da operação comercial em franquia, a partir de 1980, foi um passo importante e um grande desafio. Á época, pouco se sabia sobre esse modelo de negócio no Brasil. Por outro lado, fui forçado a fazer escolhas. Nossa base de parceiros comerciais estava crescendo em ritmo acelerado, cada um com sua marca. Era preciso padronizar para garantir a qualidade e a sustentabilidade do negócio. Reuni todos e anunciei que, a partir daquele momento, passaríamos a atuar juntos e alinhados sob uma mesma marca. Todos apoiaram. Isso me deu mais certeza sobre a importância da confiança e da boa relação.

Nossa empresa foi construída com base nas relações, boas e de confiança. Sempre nos preocupamos em oferecer o melhor e da melhor forma para todos que estão ligados ao nosso negócio: parceiros da rede franqueada, fornecedores, colaboradores, consumidores, sociedade e meio ambiente. Essa é a essência do nosso sonho. Essa é a beleza do nosso jeito de empreender.

A sustentabilidade também é a base da longevidade do nosso negócio

Em 1990, foi a vez de outro sonho se materializar. O de cuidar do meio ambiente. Assim foi criada a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza (agora Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza). Na ocasião, a preocupação com o meio ambiente não era um tema comum no Brasil. Hoje, a Fundação é responsável pelo aporte de mais de 1,4 mil iniciativas em todos os biomas do país e no ecossistema marinho. São 481 instituições contempladas com apoio financeiro e 456 unidades de conservação criadas, protegidas ou manejadas com o apoio da instituição. A Fundação ainda ajudou a proteger 238 espécies de plantas da extinção e também na descoberta de 87 novas espécies, sendo que cinco delas receberam o “sobrenome” Boticário como forma de homenagem e reconhecimento pela contribuição.

A sustentabilidade também é a base da longevidade do nosso negócio. Nossa atuação nesse tema está fortemente integrada aos negócios, embasada em ações e resultados concretos, compreendendo a totalidade dos nossos processos e públicos. Estamos comprometidos com uma visão de longo prazo, que aponta desafios econômicos, sociais e ambientais. Em 2012, estruturamos um plano estratégico para nortear as ações de sustentabilidade da organização pelos próximos 12 anos, ou seja, até 2024. Dentro desta estratégia, o grupo definiu três pilares: matéria-prima e embalagens; canais de venda; e ecoeficiência.

Assim, com respeito e dedicação, construímos um sonho de um empreendimento sólido que, desde 2010, se transformou em Grupo Boticário e, com a mesma essência, deu origem a outras três unidades de negócio: Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box. Juntos, empregamos mais de 7 mil pessoas no grupo e outras 26 mil na rede franqueada. Estamos presentes em mais de 1.750 municípios brasileiros com mais de 3,9 mil lojas e em outros oito países. Construímos nosso futuro todos os dias e, ao completar cinco anos de Grupo Boticário, renovamos nossos sonhos e buscamos a realização mantendo nossos valores, porque beleza não é o que a gente imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.