Muitos pais se preocupam em saber se existe ou não uma idade ideal para a alfabetização e como isso afeta o rendimento de seus filhos na escola. Pedagogos e especialistas da área divergem quanto à questão do tempo certo para iniciar esse processo de aprendizado. Alguns dizem que a idade certa é por volta dos 7 ou 8 anos, pois as crianças menores são pequenas e não têm maturidade. Outros, por sua vez, acreditam que começar o processo de alfabetização antes dessa idade facilita todo o processo, contanto que se empregue um método eficaz.
Na Finlândia, por exemplo, pesquisadores realizaram uma investigação ao longo de 18 anos acompanhando três grupos de crianças que corriam o risco de se tornarem disléxicas. Os pesquisadores observaram o seguinte: no grupo de crianças que se tornaram disléxicas aos 7 anos, todas apresentavam, dos 3 anos e meio aos 5 anos, um baixo desempenho em atividades de consciência fonológica. As crianças do grupo que não atingiu sucesso em leitura aos 7 anos também tinham um baixo desempenho em atividades de consciência fonológica.
A alfabetização pode ser bastante prazerosa para os pequenos
Já aquelas que tiveram um alto desempenho em leitura aos 7 anos eram as mesmas que, entre os 3 anos e meio e os 5 anos, apresentaram um alto desempenho em atividades de consciência fonológica, conhecimento de letras, memória fonológica, linguagem receptiva, linguagem expressiva e assim sucessivamente. Nesse caso, é possível perceber a diferença que houve no grupo de crianças que tiveram estímulos mais cedo.
Na escola onde leciono, alterei o programa de pré-alfabetização a fim de preparar as crianças para o momento da alfabetização e, consequentemente, aumentarem o desempenho em leitura e escrita nos anos seguintes.
Há quem acredite que a alfabetização é um processo torturante, em que a criança é obrigada a fazer cópias e aprender combinações de sons. Contudo, a alfabetização pode ser bastante prazerosa para os pequenos. No âmbito das abordagens fônicas, por exemplo, podem ser aplicadas diversas atividades extremamente lúdicas e divertidas.
Ao aprender e adquirir habilidades, a criança começa a ficar mais empolgada. Além disso, os pais ficam mais contentes com as pequenas conquistas do filho, pois não imaginavam que o pequeno fosse capaz de fazer tantas coisas com apenas 3 ou 4 anos.
Portanto, não é preciso esperar tanto para estimular os filhos a ler e escrever. O processo pode ser iniciado mais cedo mediante a leitura em voz alta e a aplicação de jogos e brincadeiras muito simples, que promovem a aquisição de habilidades fundamentais no processo de alfabetização. A realização de tais atividades pode ser uma forma de divertimento para as crianças, além de proporcionar-lhes uma melhora da memória fonológica.
Quando a criança aprende a ler e adquire fluência na leitura, naturalmente seu desejo por esta tende a aumentar cada vez mais. Por isso, ao procurar uma escola para seu filho, busque uma que atenda às demandas dele e leve em consideração suas capacidades. Não deixe que a escola o desestimule ou faça-lhe perder o gosto pela leitura.
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