O prédio histórico da UFPR é símbolo da cidade de Curitiba por opção de seus cidadãos desde 1999, além de ser o local de grandes manifestações democráticas na cidade desde seus primórdios e uma referência reconhecida pela sociedade paranaense. Entretanto, uma universidade é muito mais que edificações e laboratórios avançados, pois são as pessoas talentosas que conferem pertinência e relevância social a uma grande universidade, como a UFPR.
Relevância social se expressa pelo crescimento do ensino de graduação em mais de 64% no número de vagas nos últimos seis anos, bem como pela interiorização com a criação de novos cursos nos Setores do Litoral e Palotina e no câmpus Pontal do Paraná, além do novo câmpus em Jandaia do Sul, com cinco cursos. Também se afirma com o crescimento de 58% da pós-graduação neste mesmo período, atingindo a marca de 131 cursos de mestrado e doutorado, alavancando e qualificando as atividades de pesquisa na UFPR e formando novos talentos para a docência, a pesquisa e contribuindo para a qualificação de pessoas em condições de contribuir para o desenvolvimento do nosso estado e país. Compromisso social também se afere pela abertura do segundo curso de Medicina da UFPR em Toledo, no Centro-Oeste do Paraná, e que deve iniciar suas atividades em 2016. A expansão que nos últimos seis anos ampliou a área construída em 180 mil m², permitiu registrar mais de 350 pedidos de patentes, de 16 marcas registradas, de nove programas de tecnologia de informação, além de 44 contratos de licenciamento de transferência de tecnologia. Esta intensa atividade gerou 15.481 produtos intelectuais em 2014, com internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão.
A UFPR é sempre convocada para as maiores causas paranistas e brasileiras
Professores e pesquisadores aposentados da UFPR estão para sempre ligados ao nascimento de organismos de planejamento e fomento do desenvolvimento, além de terem sido importantes homens públicos na história de Curitiba, do Paraná e da UFPR. Estes casos são emblemáticos do papel de celeiro de talentos da UFPR, para ficar apenas nas áreas de Tecnologia e Ciências da Terra, dentre os múltiplos de nomes de destaque ao longo da história do nosso corpo docente em várias áreas, que aliaram uma profícua carreira acadêmica com uma contribuição expressiva no desenvolvimento social e econômico de nosso estado. Suas biografias orgulham a UFPR.
A UFPR é sempre convocada para as maiores causas paranistas e brasileiras, atuando em temas como a demarcação do mar territorial brasileiro; o planejamento e projeto de várias hidrelétricas nos rios do Paraná e em outras bacias brasileiras (como em Belo Monte); o acompanhamento e monitoramento das barragens de usinas; estudos estruturais e de impacto ambiental das ações de infraestrutura dos PACs; prospecção de petróleo; e a prevenção do assoreamento do canal dos portos da Baía de Paranaguá por meio da análise dos sedimentos da bacia hidrográfica. A capacidade científica e técnica da UFPR vem sendo demandada pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento, visando oferecer suporte às inúmeras necessidades estratégicas para o desenvolvimento de nosso estado.
Todo este reconhecimento decorre da excelência acadêmica e tecnológica de nossa comunidade acadêmica. Os pesquisadores de mais de 400 grupos de pesquisa contam com dezenas de laboratórios de ponta e detêm grande representatividade em rankings nacionais e internacionais. Estes predicados motivam inúmeras parcerias com o poder público, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como com ONGs e empresas do setor produtivo.
A solução de problemas concretos apresentados pela sociedade à UFPR sempre teve acolhimento ao longo de sua história, e continuará recebendo atenção, pois, ao aproximar as ciências básicas das ciências aplicadas, opera impacto positivo no processo de formação acadêmica, promovendo ampliação do escopo dos talentos preparados pela universidade. A Administração, os Conselhos Universitários e toda a comunidade da UFPR reafirmam que os valores democráticos, de dedicação, ética, honestidade, respeito, sinceridade e responsabilidade social são os pilares para garantir os ideais de liberdade, justiça e paz que têm acompanhado e permeado nossa instituição ao longo de sua trajetória.
Finalmente, é indispensável reconhecer que uma universidade é tão grande quanto amplas sejam as parcerias que estabelece com a sociedade.
Deixe sua opinião