Os resultados de uma pesquisa, realizada pelo curso de Mestrado em Turismo da UFPR em parceria com o Instituto Municipal de Turismo e encomendada pelo Ministério do Esporte, sobre a percepção dos turistas que assistiram aos jogos da Copa em Curitiba mostraram que o principal legado deixado para o turismo está relacionado à imagem e à reputação da cidade. As opiniões dos turistas brasileiros e estrangeiros nos permitem compreender melhor a imagem percebida da cidade e, assim, analisar se ela corresponde ao que é projetado em nossa comunicação. Foi a primeira vez que tivemos em Curitiba tantos estrangeiros de nacionalidades tão diferentes, e saber suas opiniões é muito importante.
Ao considerar tanto a primeira impressão daqueles que vieram pela primeira vez ou ficaram pouco tempo quanto a visão mais aprofundada daqueles que já vieram outras vezes ou ficaram mais tempo, os resultados mostram que a imagem da cidade na mente de 72% dos turistas está associada ao seu planejamento, organização e preocupação com o meio ambiente, que brindam qualidade de vida para a população, e que todos estes aspectos se veem representados nos parques, principal elemento de diferenciação da cidade.
Mesmo que em menor número, 21% dos turistas caracterizaram Curitiba como turística, cultural, cidade de negócios e eventos, criativa e inovadora; 7% apresentaram outras definições, sempre positivas. Foi possível identificar que a imagem da cidade permanece fortemente associada às mesmas questões, embora o marketing relacionado a elas tenha diminuído. Também se pode perceber a oportunidade de fortalecer a imagem associada a outros aspectos e, assim, ampliar e diversificar a demanda.
A percepção extremamente positiva sobre a hospitalidade da população local desmistifica o mito do "curitibano frio e fechado". Devemos ressaltar a avaliação muito positiva da nossa oferta de entretenimento e da integração de "todas as gentes" nos parques e espaços públicos, nos bares e restaurantes, nos espaços culturais e comerciais. A grande maioria das avaliações sobre os atrativos turísticos ficou entre bom e ótimo, o que demonstra que a cidade conta com um conjunto interessante de atrativos de qualidade.
95% dos turistas disseram que a cidade atendeu ou superou suas expectativas. As percepções positivas sobre a cidade fazem com que os turistas tenham dito que querem voltar e que vão indicar Curitiba para que seus familiares e amigos a visitem, ou seja, a qualidade da experiência dos turistas na cidade se transformou em um instrumento de marketing, dada a importância da comunicação "boca-orelha" para a atividade turística.
Mesmo que a maioria das avaliações tenha sido muito positiva, devemos ter presente que o atendimento em outros idiomas não foi tão bem avaliado. Essa é uma importante questão a ser corrigida se vamos buscar trabalhar com turistas estrangeiros, o que se revela uma interessante oportunidade.
A Copa em Curitiba deixou como legado uma imagem externa positiva, fortalecida por uma excelente reputação, já que os turistas saíram falando muito bem da cidade. Unidos em prol da cidade e do estado, empresários e políticos, torcedores de todos os times foram capazes de fazer uma Copa que, pelo menos na percepção dos turistas, vai deixar saudades. Esse exemplo de trabalho conjunto também pode ser considerado um legado e ao mesmo tempo oportunidade para experiências futuras.
José Manoel Gândara, doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, é coordenador do Mestrado em Turismo da UFPR.
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