Ouça este conteúdo
Com a chegada do novo ano, muitos de nós nos propomos a realizar planos e mudanças significativas em nossas vidas. Entre os planos mais comuns para o ano novo estão possível planejar uma viagem, fazer novos cursos, casar, ter filhos, entre outras novidades. Os planos para o novo ano podem variar de acordo com os objetivos de cada pessoa. No entanto, apenas uma pequena parcela consegue transformar esses sonhos em realidade. O que muitos esquecem é que, para alcançar nossos objetivos, é necessário mais do que apenas definir metas ou “colocarmos no papel” o que desejamos alcançar.
O segredo para o sucesso está em entender como nossos pensamentos, hábitos e crenças influenciam nosso comportamento para realizar um planejamento do que precisamos fazer para que alcancemos as nossas realizações planejadas. Isso se faz necessário porque o nosso cérebro é o grande responsável por comandar nossos pensamentos, emoções e sentimentos. Ele tem uma grande capacidade de aprender e automatizar, inúmeros hábitos, pensamentos e sentimentos. Mas, ao mesmo tempo, essa automatização pode impedir ou ao menos dificultar que mudemos nossos hábitos.
Mesmo que tenhamos consciência dos objetivos que queremos alcançar e façamos planos detalhados para o novo ano, velhos hábitos, sentimentos e comportamentos automatizados, que se repetem de maneira inconsciente, impedem a mudança do nosso comportamento em direção ao que desejamos. Ainda assim, nosso cérebro tem uma capacidade de plasticidade como nenhum outro órgão de nosso corpo, o que nos permite a possibilidade de aprender pensamentos, ideias e sentimentos novos que possam nos ajudar a alcançar os objetivos do ano novo.
Para que isso aconteça, precisaremos desenvolver a habilidade de aprender a desaprender para reaprender ideias e crenças que possam nos ajudar a conquistar o que desejamos para o presente momento, deixando de lado aquelas que foram úteis outrora, mas que não serão mais necessárias para o que queremos ser. E o primeiro passo que precisamos dar para estarmos mais abertos para a transformação e podermos efetivamente nos preparar para ela é cuidarmos da nossa saúde mental, desenvolvendo habilidades para lidar com o estresse e a ansiedade. Comece agora e reflita sobre seus objetivos e planos para o ano novo, identifique hábitos limitantes, desenvolva habilidades para lidar com estresse e planeje estratégias para alcançar suas metas. Transforme seu 2025 em um ano de sucesso e realização!
Mauro Felix é professor e coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Mackenzie Rio.
Conteúdo editado por: Jocelaine Santos