Manifestantes agitam bandeiras palestinas durante um comício para marcar um ano da guerra de Israel em Gaza, do lado de fora da embaixada dos EUA em Jacarta, Indonésia, 06 de outubro de 2024.| Foto: Mast Irham/EFE/EPA
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7 de outubro de 2023, foi um sábado, o Shabat judaico. Foi também o festival de Shmini Atzeret. O dia seguinte, 8 de outubro, foi Simchat Torah, outro feriado em que os judeus observantes são proibidos de usar eletrônicos. (Em Israel, os dois feriados são celebrados juntos em um dia, enquanto fora da Terra Santa eles são divididos em dois.) Consequentemente, foi somente depois do anoitecer de 8 de outubro, aqui em Nova York, que eu e muitos dos meus companheiros judeus pudemos fazer um balanço dos horrores que o Hamas havia infligido no sul de Israel.

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Naquela época, a história na frente interna já havia mudado de uma abominação para outra. Nas horas e dias seguintes ao massacre, estupro e sequestro de milhares de civis israelenses — enquanto bebês, sobreviventes do Holocausto e cidadãos americanos estavam sendo sequestrados e escondidos por túneis em Gaza — milhares de pessoas foram às ruas de cidades por todo o Ocidente para celebrar essas atrocidades.

Esses manifestantes — erroneamente chamados de "manifestantes", já que a resposta militar de Israel ainda não havia começado — expressaram apoio à destruição de Israel "por todos os meios necessários". Isso já é notícia velha, mas ainda choca a consciência.

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Muitos judeus, e cidadãos americanos decentes, ficaram horrorizados e confusos com essas demonstrações, que só aumentaram com o tempo. Eles continuam horrorizados com o pensamento de que tantas pessoas que vivem entre nós — alguns cidadãos, até — chutariam judeus e israelenses americanos enquanto eles estavam caídos. 

A ideia moral dominante da nossa era se apresenta em termos de preocupação com os oprimidos: aqueles vulneráveis ​​ou em sofrimento recebem deferência e espaço para lamentar, enquanto outros devem se abster de "socar para baixo".

Em 8 de outubro de 2023, nós, judeus, pensamos, consistentemente com esse ethos, que nossa dor e vulnerabilidade convidariam simpatia e solidariedade. Quando o dia amanheceu em 9 de outubro, no entanto, percebemos que estávamos errados.

Não podíamos mais negar que a fraqueza apenas encorajava aqueles que nos odeiam. Nosso sangue estava na água, e nossos inimigos tomaram isso como um sinal para atacar

Para aqueles que acreditam que os judeus devem deixar Israel e "voltar para a Polônia", como nos acostumamos a ouvir, nossa dor é um sinal de que eles estão tendo sucesso em seus esforços para tornar nossas vidas miseráveis ​​até que consigam o que querem. Esses são valentões da velha guarda em trajes progressistas.

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Muitos judeus, embora certamente não todos, levaram essa lição a sério. Força, não fraqueza, é como devemos agora defender a nós mesmos e nossas tradições. Números sem precedentes de judeus estão se inscrevendo para comprar e aprender a usar armas de fogo para autodefesa. 

Em Israel e na América, há um vigor renovado na defesa do estado judeu com base no fato de que Israel é o lar de milhões de judeus que têm o direito de se defender contra seus inimigos e estão cansados ​​de se explicar para um mundo hostil. Até mesmo judeus liberais começaram, embora hesitantemente, a repensar sua visão de mundo de fraqueza como segurança. 

Com um ano de retrospectiva para clareza, 7 de outubro de 2024 levantou o mesmo desafio para o Ocidente. Em uma violação de todas as normas de decência, os mesmos grupos que celebraram o Hamas há um ano redobraram seus esforços. Eles inundaram nossas ruas mais uma vez com apelos deploráveis ​​por violência e apoio aberto aos inimigos da América e de Israel. E eles não fizeram isso “em protesto" à resposta subsequente de Israel às atrocidades do ano anterior; eles o fizeram, explicitamente, em celebração a essas atrocidades. Ao escolher se apropriar da causa anti-Israel o que deveria ser um dia de luto, os manifestantes sinalizam novamente que não têm interesse em coexistência ou decência.

7 de outubro sempre representará choque e dor. Mas 9 de outubro deve nos fortalecer contra esse mal e resolver mostrar força, nunca fraqueza, ao combatê-lo. Essa é uma lição muito pertinente aos diplomatas que atualmente estão estragando os esforços para tirar os reféns (entre eles cidadãos americanos) de Gaza. 

Após cada rodada fracassada de negociações, os EUA notaram que o Hamas foi responsável pelo colapso, antes de mostrar o sinal clássico de fraqueza: pedir a Israel, nosso aliado, o partido decente, que concedesse mais. Isso é inverso. A lição de 9 de outubro, para aqueles que estão sintonizados com isso, é que devemos nos recusar a encorajar aqueles — Hamas e seus apoiadores na Turquia, Catar e além — que não jogam pelas regras da decência.

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Internamente, manifestações devidamente permitidas e ordenadas constituem liberdade de expressão protegida. Mas a polícia deve estar vigilante para garantir que qualquer manifestante envolvido em ações não protegidas — assédio, vandalismo, conduta desordeira ou agressão — seja rapidamente preso. Os promotores devem levar esses crimes a sério.

Como cidadãos, temos muito a ponderar. Há a dimensão política: como nossos votos deram poder aos formuladores de políticas e administradores que não conseguem condenar o comportamento dos radicais? 

Há uma dimensão econômica também: como garantimos que terroristas domésticos e canalhas que odeiam a América nunca ganhem poder? Então há a questão cultural: como nossa tolerância por histórias unilaterais e autointitulados acertos de contas com os pecados passados ​​da América permitiram o fanatismo antiocidental generalizado? 

Um pouco mais de confiança civilizacional em responder a essas perguntas ajudaria muito a aprender a lição de 9 de outubro.

©2024 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês: The Lessons of October 9

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