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Opinião do dia 2

Bicentenário da Biblioteca Nacional

"Olhem a parede da direita e verão o afresco do pintor norte-americano George Biddle, representando uma mulher, em forma de musa inspiradora, que se debruça sobre o mundo e difunde o conhecimento. Ali abaixo da pintura, vejam!: há um homem, uma mulher e uma criança. A mãe lê algo para sua filha enquanto o pai trabalha, e a obra de arte transmite a harmonia da convivência como o fruto das inteligências esclarecidas." A guia em seguida destaca: "Reparem os olhos daquela menina. Não é verdade que estão nos fitando independentemente da nossa posição? Foram pintados com a mesma técnica que Leonardo da Vinci empregou na Monalisa". Qual o significado? É que as pessoas ao se dedicarem à leitura, procuram a verdade e, portanto, enxergam de forma mais ampla e veem não somente numa única direção. Concluía assim a guia de visitas: "O conhecimento absorvido por meio dos livros abre os horizontes da inteligência, nos tira da ignorância e permite enxergar em múltiplas direções".

Nesta altura, o pequeno grupo de visitantes já se sentia motivado a avançar na visita à Biblioteca Nacional (RJ), que celebra os 200 anos de sua fundação, e, por isso, além das visitas guiadas, está expondo ao público obras raras, até o dia 25 de fevereiro.

A seguir, nos fez notar que há na parede oposta à primeira outro afresco, do mesmo artista, que em vez de harmonia, retrata um ambiente de violência e de ódio. A figura esquelética da morte, no alto do quadro, lança-se a cavalo sobre a terra dos homens, munida de chicote, e desfere golpes em meio de gente aterrorizada e desconsolada. Comentou, então: "Aqui temos uma representação dos frutos da ignorância no mundo: a violência e o desespero entre as pessoas".

Diz o adágio: é mais provável que se odeie o que se ignore. Nós necessitamos aprofundar sobre as raízes da nossa cultura. Daí a importância da leitura. Nisso se insere o papel das bibliotecas, e temos como modelo aquela que é a primeira e a mais importante biblioteca do país. O texto explicativo sobre a sua missão prescreve que: "Sob o novo estatuto de Fundação, a Biblioteca Nacional ampliou seu campo de atuação, passando a coordenar as estratégias fundamentais para o entrelaçamento de três dos mais importantes alicerces da cultura brasileira: biblioteca, livro e leitura". Entre outras funções ela coordena o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e a política de incentivo à leitura através do Proler.

A Biblioteca Nacional do Brasil é, de acordo com a Unesco, uma das dez principais bibliotecas nacionais, quer seja pela quantidade do acervo, com 9 milhões de obras, quer seja pela raridade, ou importância histórica dos seus livros e documentos.

O acervo da biblioteca é atualizado permanentemente por meio do cumprimento da lei do Depósito Legal, porquanto todas as editoras devem encaminhar um exemplar dos livros editados em território nacional. Hoje chegam à Biblioteca Nacional aproximadamente 140 livros novos todos os dias. Sabe-se que: "É através do cumprimento da lei do Depósito Legal, que a Biblioteca Nacional, ao receber um exemplar do que se publica no Brasil, vai-se tornando a guardiã da memória gráfica brasileira".

Convém que os educadores, em todos os níveis, estimulem os seus alunos para que utilizem as bibliotecas, porquanto a leitura aumenta a capacidade de experimentar outras situações, épocas e modos de vida que nunca poderiam ser experimentados. A literatura, de acordo com Martha Nussbaum, "é uma extensão da vida, não somente horizontal; ao por o leitor em contacto com eventos, localizações, pessoas ou problemas que ele ou ela não vivenciariam de outro modo. Mas também, se pode dizer, vertical, porquanto dá ao leitor uma experiência mais profunda, mais aguda e mais precisa sobre porque e como muitas coisas ocorrem na vida".

A comemoração do bicentenário da fundação da Biblioteca Nacional pode ser o estímulo para desenvolver a capacidade de leitura e de compreensão da realidade, e consigamos melhorar o nível cultural dos nossos estudantes.

Paulo Sertek, professor da FAE, é doutor em Educação e autor dos livros: Responsabilidade Social e Competência Interpessoal; Empreendedorismo; e Administração e Planejamento Estratégico. E-mail: paulo-sertek@uol.com.br.

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