Nos tempos atuais, reter e atrair talentos tem sido um grande desafio para a maioria das empresas. Um dos problemas é o fato de que cada colaborador pensa, age e se motiva de diferentes maneiras, ao passo que a produtividade está diretamente ligada a processos. Identificar o principal aspecto de motivação de cada funcionário e se possível atendê-lo é fundamental para garantir um ambiente corporativo mais produtivo e com alta taxa de retenção de talentos.
Um estudo realizado pela consultoria internacional Hay Group no último ano, que contou com a participação de 83 empresas brasileiras, revela que 79% das companhias procuram investir no desenvolvimento de carreira de seus funcionários para, além de motivá-los, evitar perdas. Dentre as ações implantadas pelas empresas pesquisadas está a campanha de incentivo, que contribui para manter seus esforços focados no objetivo principal do negócio.
A campanha de incentivo é uma ferramenta importantíssima para a área de vendas e trade de uma empresa, pois promove e garante o cumprimento das metas. Para se obter sucesso com campanhas de incentivo é necessário que as empresas se atentem a alguns pontos essenciais antes mesmo de dar início à ação. É essencial que a companhia trace o período que ocorrerá a campanha, para não haver diferenciações no momento da mensuração dos resultados; defina a premiação que será colocada em jogo, que precisa ser atrativa e com potencial suficiente para engajá-los. A partir desse momento, é necessário avaliar o que esperar da equipe, ponto fundamental para dar início à campanha, uma vez que o gestor depende do desempenho de cada um para dar sequência à ação. Além disso, é necessário estipular uma meta, que ajudará a empresa a crescer e, sobretudo, reter seus talentos na companhia, evitando a possível ruptura de equipes. O acompanhamento dos resultados também é outro fator fundamental, pois ele garante que a equipe saiba como está a sua performance e o quanto ainda falta para atingir a meta estabelecida.
Muito mais que engajar funcionários e mantê-los nas empresas, as campanhas de incentivo colaboram também para a melhoria do ambiente corporativo, uma vez que as premiações oferecidas pelas empresas estão cada vez mais customizadas e sofisticadas, fazendo com que os envolvidos tracem estratégias e metas mais audaciosas para conquistar os objetivos propostos.
A ação torna-se ainda mais estratégica quando envolve a família do colaborador, premiando os vencedores com viagens ao exterior ou ações inovadoras, tornando-se uma ação de endomarketing, envolvendo empresa, funcionários, parceiros e até mesmo a família, um plano de incentivo bem elaborado pode gerar frutos nos próximos períodos da ação. Isso porque os contemplados compartilham suas experiências com os demais funcionários, fazendo com que todos almejem atingir as metas propostas em uma iniciativa em que todos saem ganhando.
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