A editoria de Verão da Gazeta do Povo vem mobilizando desde dezembro 19 jornalistas, entre repórteres e fotógrafos, além de dois motoristas, para a cobertura da vida no litoral do estado durante a temporada de praia. A equipe só encerra o trabalho em 21 de fevereiro. Nesse período, tudo o que acontece nas praias é notícia no site do jornal, em uma página diária e no tabloide publicado aos sábados.
Essa produção foi objeto da análise dos integrantes do Conselho de Leitores nas últimas semanas, e a avaliação feita por eles é a de que o trabalho está em sintonia com as necessidades do leitor e presta serviço relevante. "Além disso, o caderno é bonito, muito bem cuidado", observou a editora Antônia Schwinden.
A conselheira Eliane Bordini disse que de tanto ler sobre o litoral mudou os planos da família e correu para matar a saudade do clima quente e do cheiro do mar.
O editor Marcos Xavier Vicente, que coordena a cobertura neste ano, recebeu algumas contribuições para melhorar o trabalho. Uma delas é a de dedicar espaço para contar o que acontece também em algumas praias catarinenses, como Camboriú e Itapoá, para onde rumam muitos paranaenses no verão, como a advogada Zuleika Giotto.
Outra sugestão foi feita pelo médico Miguel Riella, que gostaria de ver um quadro evolutivo sobre os investimentos públicos para sanar problemas crônicos da região, como os de saneamento, atendimento de saúde e coleta de lixo. O conselheiro gostaria que a cobrança sobre as autoridades fosse mais insistente.
Os conselheiros estiveram reunidos na noite de quarta-feira. Integram o Conselho de Leitores da Gazeta do Povo: Antônia Schwinden, Bárbara Snizek, Carlos Alberto Faraco, Eleonora Greca, Eliane Bordini, Glaci Carvalho, Gregório de Bem, Herbert Richert, Luciana Mallon, Marcos Schier, Miguel Carlos Riella e Zuleika Giotto.