Pesquisadores da Universidade de Nova York (NYU) queriam entender os elementos que compõem uma equipe inovadora ideal. É melhor preencher uma equipe com novatos habilidosos, com novas ideias, ou contar com pessoas que possam agregar experiência e credibilidade a um projeto?
Para saber a resposta, eles estudaram 2.137 filmes produzidos pelos principais estúdios de cinema de Hollywood, entre os anos de 1992 e 2003. Em cada um desses filmes, eles olharam para sete membros da equipe crítica: produtor, diretor, roteirista, editor, diretor de fotografia, designer de produção e compositor musical. Terminaram com uma lista de 11.974 pessoas. Em seguida, usando um banco de dados on-line da indústria do cinema, eles criaram mapas das redes profissionais desses mesmos membros. Na esperança de julgar o sucesso criativo dos filmes, eles analisaram o número de prêmios importantes que cada filme tinha ganhado. Por último, a equipe de pesquisa quis descobrir se é melhor ter uma figura notável ou um jovem membro desconhecido.
A resposta – descobriu-se – era diferente. O melhor posicionamento possível, concluíram os pesquisadores, era estar num lugar do meio, ou seja, entre a proeminência e a experiência relativa. Estar no meio ajuda a pessoa a criar um conteúdo que se tornará famoso.
Os pesquisadores da NYU chegaram a uma segunda conclusão: as pessoas menos experientes fornecem ideias novas de acordo com as tendências do momento; paralelamente, pessoas mais experientes minimizam tempo e recursos. Em uma equipe inovadora, você precisa dessa fonte de novas ideias. E, se você for um novato, você necessita, da mesma forma, de um promotor proeminente, que já possua reconhecimento.
Resumindo: é necessário que haja uma equipe composta por pessoas razoavelmente experientes e, também, por pessoas proeminentes, que tenham vivência na área do empreendedorismo inovador.
Marcos de Lacerda Pessoa, engenheiro, Ph.D. pela Universidade de Birmingham (Inglaterra) e pós-doutor em Engenharia pelo MIT, concebeu o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a Universidade Copel (Unicopel) e a banda extra larga da Copel Telecomunicações (Copel Fibra), é autor de Sementeira de Inovação e proprietário do centro de apoio à inovação futuri9.com.
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