A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em conjunto com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) encomendaram uma pesquisa ao Ibope sobre a abertura do comércio aos domingos.
A pesquisa realizada na primeira quinzena de abril deste ano aponta que 73% da população brasileira fazem compras no domingo. Esse levantamento foi feito pela última vez em 2003, e essa porcentagem era de 59%. Ou seja, em quatro anos, 23,8 milhões de brasileiros passaram a utilizar o domingo para fazer compras. Seguindo uma tendência mundial, os brasileiros, além de girar a economia também nos fins de semana, adotaram os supermercados como um local de lazer familiar. Diversas lojas do setor oferecem espaço para recreação e ações comunitárias.
Para nós, o resultado já era esperado, pois para todo o comércio, inclusive os supermercados, o domingo tornou-se o segundo melhor dia de movimento. Cerca de 12% do faturamento vêm desse dia, o que reflete a realidade do mundo hoje. As pessoas, por terem cada vez mais atividades a cumprir e levarem uma vida agitada, escolheram o domingo para fazer compras devido, justamente, à falta de tempo, pelo menos é o que acham 52% dos entrevistados. O mundo moderno está fazendo com que cada vez mais o tempo seja um patrimônio.
O apoio da população à abertura do comércio nesse dia também é representativo: 75% das pessoas consideram importante ou muito importante que isso aconteça. E nada menos que 90% da população geral vêem vantagens na abertura das lojas no domingo.
Além da vontade do consumidor, a pesquisa também aponta que 72% das pessoas acreditam que os consumidores seriam prejudicados caso os estabelecimentos fechassem aos domingos e feriados, a venda distribuída nos sete dias da semana contribui na geração de empregos. Não há setor na economia que empregue tanto quanto o setor varejista. São 4 milhões de trabalhadores se somarmos os funcionários de lojas de rua, shoppings, super e hipermercados. O setor supermercadista emprega 850 mil pessoas diretamente.
A pesquisa encomendada conseguiu mostrar a vontade do consumidor e a importância da abertura em todos os dias da semana, deixando com que o consumidor tenha a liberdade de escolher o melhor dia para comprar.
Everton Muffato é presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).
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