A inserção de uma cidade ou destino no mercado mundial de eventos começa pela capacidade de selecionar as oportunidades, os mercados-alvo e o recurso disponível. Para muitos países, esta tarefa é mais fácil, já que atuam com destinos únicos, que são o foco do país. Já o Brasil, tem sua diversidade também representada no setor de negócios e eventos, uma vez que possui mais de 50 Convention & Visitors Bureaux (CVBs), entidades sem fins lucrativos que têm como objetivo apoiar a realização de eventos em suas cidades, e promovê-las no mercado internacional com a possibilidade de aumentar em diversos aspectos a visibilidade, o poder econômico, a capacidade de geração de parcerias de longo prazo, e principalmente a imagem do destino. Por isso planejar a ação internacional é fundamental.
Para estar presente em um evento internacional de grande porte, em condições de fechar negócios é preciso se programar e se preparar para atender os participantes. Devem constar prioritariamente itens como produtos formatados com preços competitivos; demonstração de competência operacional para gerenciar o atendimento deste grupo; capacidade de comunicação com o idioma de negócios (Inglês); possuir material farto e ilustrativo da cidade, dos passeios, dos produtos e dos profissionais que atuam no setor. Enfim, tem que se qualificar, profissionalizar e se apresentar bem.
Com relação a Curitiba, capital paranaense, a experiência de levá-la para eventos internacionais trouxe resultados positivos, tanto de público (visitors) como de convention (grupos de incentivo e congressos). O Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), esteve presente, em parceria com a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBCVB), em quatro feiras internacionais em 2005. Participou da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, na Argentina; da Lacime (Latin America and Caribbean Incentive & Meetings Exhibition), em São Paulo; da Imex (The Worldwide Exhibition for Incentive Travel, Meetings and Events), em Frankfurt, na Alemanha; e da EIBTM 2005 (The Global Meetings & Incentive Exhibition) em Barcelona, na Espanha. Além de promover Curitiba e sua infra-estrutura para receber eventos de qualquer porte, essas participações foram fundamentais para viabilizar maior presença de turistas estrangeiros na cidade já em 2006, através de parcerias fechadas com operadoras européias.
Devido a esses resultados, em 2006 o CCVB prevê a participação de Curitiba em 14 feiras internacionais, tanto do setor de Visitors quanto de Convention & Incentive. Outra boa notícia é que essas oportunidades estão crescendo ano a ano através de uma ação integrada da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Paraná, pois, sozinha, Curitiba não teria recursos para esse salto numérico e qualitativo.
Mas, esse resultado ainda está longe de um ideal, se compararmos com as ações da FBC&VB e da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que neste ano estarão em 54 Feiras Internacionais vendendo o Brasil para o mundo. Para mudar esse quadro, além da união, profissionalização e qualificação do setor, tem que se buscar pessoas interessadas e contar com a participação de empresários envolvidos em negócios internacionais, mesmo sendo de outros setores, mas que possam se aproximar do ambiente do turismo de visitantes e de negócios.
Ampliando o trabalho, gera-se mais recurso, mais experiência e mais divulgação do destino, para que aumente a realização de congressos, reuniões, grupos de incentivo; enfim, a visitação a Curitiba.
Julio Urban é diretor de marketing do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB).
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