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A prova do Enem tem ganhado grande importância no país e, em pouco tempo, poderá se tornar um dos únicos meios para acesso ao Ensino Superior. Preparar-se para essa prova é de suma importância durante o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.

A matriz de referência dessa avaliação é pautada no desenvolvimento de competências e habilidades, o que significa diagnosticar se o aluno mobiliza conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para a resolução de uma situação-problema. Boa parte desses conteúdos deve ser trabalhada nas séries finais do Fundamental com ampliação e aprofundamento no Médio. Sendo assim, é de suma importância que, desde cedo, os alunos, com auxílio dos professores, consigam estabelecer relações entre as áreas do conhecimento e tenham a percepção de como o que é visto em sala de aula se aplica no cotidiano. Isso significa interpretar e essa operação mental exige leitura com estratégias.

É bom dedicar uma parte do tempo livre para os estudos, consultando jornais, livros e a internet

Por isso, ao fazer qualquer tipo de leitura, é imprescindível identificar o assunto central do texto, destacar palavras que façam parte do mesmo campo de significado do tema em questão, fazer inferências; atentando-se, especialmente, para pressupostos e subentendidos. Além disso, as habilidades em torno das ciências exatas devem ser exercitadas sempre em um contexto, percebendo o significado de determinado conceito.

Em suma, a questão é simples e amplamente difundida pelos alunos: como farei uso desse conteúdo na minha vida? É uma pergunta que se for levada a sério, traz maior significado para o ato de estudar. O Enem é um exame que sempre procura relacionar os conteúdos do Ensino Médio com situações-problemas dentro de possíveis contextos reais, dessa forma, quanto mais relações o candidato estabelecer entre as aulas e o cotidiano, se sentirá mais preparado.

Uma dica para se preparar para o Enem seria selecionar toda semana artigos de opinião, reportagens, editoriais, entre outros textos que tratam de assuntos da atualidade, procurando estabelecer relações com o que se vê na escola, por meio da escrita de resumos e respostas interpretativas.

É bom dedicar uma parte do tempo livre para os estudos, consultando jornais, livros e a internet e também procurar discutir os temas com os amigos e familiares. E isso não pode ficar em casa; o aluno deve levar essa discussão para a sala de aula e até mesmo pedir auxílio ao professor na produção desse trabalho.

É bom treinar a redação, redigindo textos sobre os temas da atualidade pesquisados. Além disso, o estudante também deve participar de simulados e testes para verificar como o conhecimento pode ser aplicado no exame. Todo esse trabalho exige esforço e dedicação, mas resulta em um aluno competente – e como consequência um aluno nota 1000 no Enem!

Nilson Douglas Castilho, é professor e coordenador da área de Linguagens do Colégio Marista de Londrina, da Rede de Colégios do Grupo Marista.
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