Trecho da BR-277 na região de Morretes, no litoral do Paraná.| Foto: Roberto Dziura Jr. / AEN
Ouça este conteúdo

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) deu um passo importante ao publicar, no dia 11 de outubro, o edital do Estudo de Viabilidade Técnica, Socioeconômica, Ambiental e Jurídica (EVTEA-J) do Complexo Rodoviário no Litoral do Paraná. A abertura das propostas está prevista para o dia 9 de dezembro, por meio do portal de compras do governo federal. O estudo, que prevê a implantação de 151 quilômetros de novas estradas na região, é notícia aguardada há muito tempo pelo setor produtivo paranaense, ciente dos grandes benefícios para o estado, sobretudo pela segurança na circulação rodoviária.

CARREGANDO :)

Tendo colaborado com a elaboração de um termo de referência para o edital do estudo, o Movimento Pró-Paraná e o Instituto de Engenharia do Paraná recebem a notícia com renovada expectativa para a melhoria da infraestrutura no estado, uma luta permanente das entidades que discutem questões como essa em seu Comitê de Infraestrutura, de caráter interinstitucional. A contribuição do MPP e do IEP foi dada no sentido de garantir que os aspectos técnicos e ambientais fossem considerados de forma equilibrada no projeto. Uma vez mais, a atuação das instituições reforça o comprometimento com um desenvolvimento responsável e sustentável para o litoral paranaense.

Os estudos para a implantação de novas rodovias no litoral paranaense são uma medida bem-vinda e essencial para atender às necessidades de mobilidade e desenvolvimento da região

Publicidade

A implantação de novas rodovias no litoral paranaense é fundamental para melhorar a infraestrutura da região, que tem sofrido com congestionamentos frequentes e desgaste nas estradas, especialmente em períodos de alta temporada. Com o aumento do fluxo de veículos, tanto de moradores quanto de turistas, a demanda por uma rede rodoviária mais moderna e eficiente se torna cada vez mais urgente. Esse projeto não apenas resolverá problemas de mobilidade, mas também fomentará o desenvolvimento econômico, facilitando o transporte de mercadorias e ampliando o potencial turístico da região.

O estudo de viabilidade levará em consideração não apenas os aspectos técnicos, mas também os impactos socioeconômicos e ambientais. Isso é crucial, pois o litoral do Paraná abriga áreas de proteção ambiental que precisam ser preservadas. Assim, qualquer intervenção na região deve ser cuidadosamente planejada para minimizar os impactos negativos e garantir a sustentabilidade a longo prazo. O EVTEA-J será um importante instrumento para avaliar essas questões e encontrar as melhores soluções para o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental.

Além disso, a nova infraestrutura rodoviária trará benefícios econômicos diretos, como a geração de empregos durante a construção e a melhoria no escoamento da produção agrícola e industrial. A expectativa é que, com uma rede viária mais eficiente, o estado possa atrair novos investimentos e potencializar sua economia.

Os estudos para a implantação de novas rodovias no litoral paranaense são uma medida bem-vinda e essencial para atender às necessidades de mobilidade e desenvolvimento da região. Sempre voltados para o desenvolvimento do nosso estado, o MPP e o IEP se colocam novamente à disposição do governo e da sociedade paranaenses para que o projeto seja conduzido com a seriedade e o compromisso necessários para garantir um futuro mais próspero e sustentável para o litoral do estado.

Marcos Domakoski, graduado em Engenharia Civil pela UFPR e com MBA em Administração na Universidade de Edimburgo, é presidente do Movimento Pró-Paraná.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]