Um novo grupo de leitores está iniciando seu trabalho como integrante do Conselho de Leitores da Gazeta do Povo, para um mandato de um ano que termina em abril de 2011. Nesse período, os conselheiros representarão o conjunto de leitores do jornal em atividades destinadas a constituir mais um canal de comunicação entre o público e os jornalistas.
"Os conselheiros são um elo muito importante da Redação com os nossos leitores e a experiência do primeiro grupo, formado em 2009, mostrou a importância de sua contribuição para o aprimoramento do nosso trabalho", disse o diretor de Redação Nelson de Souza Filho, na primeira reunião do novo conselho.
A diretora da unidade jornais do grupo RPC, ao qual pertence a Gazeta do Povo, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, também deu as boas-vindas aos novos conselheiros. "O Conselho de Leitores era um desejo antigo nosso e esperamos que a crítica de vocês nos ajude sempre a fazer um jornal melhor", disse.
Alguns conselheiros destacaram como ponto alto da história recente do jornal a série de reportagens intitulada "Diários Secretos", feita pela Gazeta do Povo e pela RPC TV, sobre irregularidades na divulgação de informações oficiais por parte da Assembleia Legislativa. Entre eles, o advogado Jacir Venturi, o professor Ramiro Gonzalez e o pastor evangélico Gustavo Brandão. E observaram que a série representa também um desafio para que o jornal continue superando a expectativa dos leitores.
A advogada Adriane Aragon disse que é leitora da Gazeta desde a infância e que gostaria de maior investimento na publicação de artigos culturais.
Os 10 conselheiros se reunirão mensalmente para analisar diversos aspectos do jornal. Integram o Conselho, no período 2010-2011: Adriane Aragon, Dora Peixoto, Eduméia Coelho da Silva, Fábio Lopes de Oliveira, Gustavo Brandão, Jacir Venturi, Marta Morais da Costa, Newton Fróes, Ramiro Gonzalez e Rodrigo Brito.