Há cinco anos realizamos em nosso estado o maior movimento de lideranças já ocorrido em sua história com o fórum denominado Futuro 10 Paraná. Um circuito de encontros regionais cujo objetivo maior era traçar os principais sonhos e anseios de nossa gente, os principais pontos de convergência no desenho das perspectivas de desenvolvimento e, a partir de então, também construir um verdadeiro "mapa de navegação" para o desenvolvimento do Paraná. Uma mobilização histórica e inspiradora para a sociedade civil organizada que se motivou e vislumbrou um futuro de união, ação e realização.

CARREGANDO :)

Dos eventos regionais e do trabalho realizado sob a metodologia internacional da "Investigação Apre­ciativa", que permite extrair a síntese de um pensamento coletivo em encontros e reuniões com milhares de pessoas, despontaram três pontos fundamentais para o nosso desenvolvimento e futuro: a educação, o respeito ao meio ambiente e a ética na gestão pública. Estes pontos permearam todas as discussões regionais que envolveram 5.070 pessoas, líderes regionais de todo o estado que representarem as mais diferentes entidades e setores da nossa sociedade.

O Fórum Futuro 10, uma iniciativa da RPC – Rede Paranaense de Comunicação – no ano de 2005 e cujo projeto tive a incumbência de coordenar e trabalhar para realizá-lo junto a mais 11 entidades como as Federações da Indústria, do Comércio e da Agricultura, a Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, ACP – Associação Comercial do Paraná, Sebrae, Instituto de Engenharia e outras, pode ser considerada a maior pesquisa da vontade coletiva paranaense para o nosso futuro.

Publicidade

Deste trabalho resultou um documento que foi entregue às autoridades estaduais e federais. Até mesmo o presidente Lula veio a Curitiba e recebeu de nossas mãos a síntese dos debates que se constituíram num estudo para o nosso desenvolvimento. Lembro-me do governador me falar ao pé do ouvido durante cerimônia de entrega que faria daquele documento "sua bíblia de cabeceira". Como falou tantas outras vezes e a tantos outros paranaenses, suas palavras não se constituíram nada mais nada menos do que palavras ao vento e oportunistas de nosso governante.

Orgulha-me o fato de que, passado este tempo de realização dos eventos do Fórum Futuro 10, conti­­nuamos unidos sob a forma prevista e planejada para que aquela iniciativa não se deixasse passar como tantas outras na história de nosso estado, e construímos o Fórum Permanente de Desenvolvimento com a união de 14 entidades. Uma proposta singular que se dedica a realizar aquilo que pesquisamos, debatemos e nos unimos como paranaenses de norte a sul, de leste a oeste em nosso território.

Mas o que mais me impressiona é que, cinco anos atrás, uma das certezas maiores dos paranaenses era que sem a "ética na gestão pública" nosso desenvolvimento e nosso futuro estava comprometido.

Agora, a RPC – por meio de suas emissoras de televisão e desta Gazeta do Povo – principal responsável da iniciativa do Fórum – abre suas páginas para a série de re­­portagens dos "Diários Secretos", que revela mazelas do nosso Poder Legislativo e vem demonstrar que nossa gente esteve sempre coberta de razão.

A oportunidade que temos, a partir destas investigações jornalísticas e informações publicadas, é demonstrar que o povo paranaense merece a transparência da gestão pública e a atuação ética de seus governantes. Vivemos um novo tempo em que a tecnologia da informação e os recursos de comunicação estão a serviço da desejada transparência, porém, precisamos acreditar que é possível, sim, mudar e melhorar as pessoas que não são capazes de condizer com o espírito trabalhador e honesto de nossa gente.

Publicidade

É uma oportunidade sem igual a que essas informações jornalísticas estão nos trazendo num ano de eleição e no ano que constituímos o Fórum Per­­ma­­nente de Desenvolvimento a partir do sonho do Fu­­turo 10 para o nosso estado.

Como disse o presidente da Assembleia Le­­gislativa em entrevista aqui publicada, tudo tem seu ônus e seu bônus. Acredito que é chegada a hora do ônus de enfrentar a dura realidade para que possamos obter o bônus de nosso pleno desenvolvimento. É chegada a hora de falar da ética na gestão pública. Que ela venha a campo iluminada pela responsabilidade e verdade para todos nós nestas eleições de 2010.

Rogério Mainardc é superintendente corporativo de Marketing do Grupo Positivo e coordenador do Comitê Executivo do Fórum Permanente de Desenvolvimento.