Você também já teve dúvidas ao responder se seu nível de conhecimento da língua inglesa é “básico”, “intermediário” ou “avançado”? Para não errar, acaba respondendo: “ah, me viro”. De acordo com o British Council, 95% dos brasileiros não falam inglês. Dos 5% que falam inglês, apenas 1% demonstra algum nível de fluência (assunto para outro artigo).
Aprender outro idioma se torna um pesadelo para muitos que aprenderam “nada” durante os anos de língua inglesa na escola. A impressão que se tem ao relembrar esse tempo é que se estudou apenas o verbo “to be”, “do” e “does” todos os anos. E por que isso acontece? O cenário que temos no Brasil é: profissionais pouco qualificados e não falantes fluentes de inglês, poucas horas de aula de inglês na escola, recursos escassos etc.
Aprender outro idioma se torna um pesadelo para muitos que aprenderam “nada” durante os anos de língua inglesa na escola
No Brasil o ensino do idioma é baseado na leitura, em regras e na decoreba de tempos verbais, quando deveria também considerar as habilidades de escuta, escrita e fala. Tudo isso de uma forma prática e dinâmica, com base nos interesses e necessidades dos alunos.
Frases deveriam ter significado, e não apenas serem “traduzidas”. As músicas deveriam ser apreciadas por sua letra e conteúdo, e não somente pela melodia. A compreensão de diálogos em filmes e séries deveria aumentar proporcionalmente ao avançar das linhas.
O Brasil é “em português”. A televisão, livros e jornais... todas as disciplinas são estudadas em português. Os professores, familiares e amigos falam português. Normalmente, acontecem cinco ou seis aulas de português por semana. E ainda assim, menos de 2% dos estudantes brasileiros da 3.ª série do Ensino Médio têm conhecimento adequado nessa disciplina e mais de 80% dos alunos enquadram-se no nível insuficiente, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2017.
Leia também: Todo mundo tem sotaque (artigo de Roberto Rey Agudo, publicado em 20 de julho de 2018)
Leia também: Você fala minha língua? Pois deveria (artigo de Bénédicte de Montlaur, publicado em 31 de março de 2019)
Atualmente, ocorrem duas aulas semanais de língua inglesa na rede estadual de ensino, nas quais os alunos estudam inglês “em português”. Com livros que ensinam a gramática de um idioma que os alunos conhecem, mas não compreendem. Como falar inglês assim? Somente, "se virando".
Jamile Dabul é professora do Marista Idiomas do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR).