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Inovação e qualidade na graduação: desafios da universidade de inclusão social

Muitos são os desafios a ser enfrentados pelas universidades brasileiras frente ao compromisso de expansão, interiorização e recepção de um alunado que chega em busca de um processo de formação pessoal e profissional de qualidade, com pertinência social e com possibilidade de uma experiência internacional que certamente ampliará a sua visão de mundo e de país. Viver a universidade será firmar conceitos e compromissos com a democracia, a responsabilidade, a inovação e a sustentabilidade.

Para tanto, a universidade de inclusão social que todos desejamos e que estamos construindo se apresenta como espaço democrático, público e inclusivo, como lócus de todos(as) e para todos(as) reafirmando a crença e o compromisso de que é fundamental mantê-la pública, gratuita, de qualidade e socialmente responsável, com políticas de ensino de graduação e pós-graduação, de pesquisa e de extensão calcadas na qualidade social e na excelência acadêmica, e com políticas de assistência estudantil construídas no diálogo.

A ampliação e o fortalecimento do apoio aos estudantes de graduação e pós-graduação para a participação em projetos de pesquisa e a socialização dos resultados obtidos, a internacionalização dos conhecimentos no processo de formação acadêmica, o fortalecimento do esporte universitário, a formação cultural e artística são compromissos e desafios que estão presentes na construção desse novo caminhar da universidade.

Nossos programas de formação associam o intercâmbio de saberes com experiências vivas de articulação com a sociedade. Nossa meta é formar em nível de excelência agentes de mudança das realidades presentes, com vistas à construção de um futuro promissor.

O respeito à diversidade, a intensa integração à realidade do estado e do país, o engajamento ao tecido social e às demandas do mundo contemporâneo, e a ampliação das ações e políticas afirmativas com acessibilidade e atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais nos campi completarão os desafios de uma universidade republicana, cidadã, moderna, que respeita o legado de seu passado e é capaz de superar os desafios do presente em direção a um futuro de paz, fraternidade e justiça social para todos.

Neste mês de agosto, retomamos as atividades acadêmicas, e estaremos também abrindo as inscrições para nosso processo de ingresso, o vestibular 2014/2015. Convidamos você, que faz parte da vibrante juventude brasileira, a viver essa experiência fascinante de fazer a universidade que todos sonhamos.

Zaki Akel Sobrinho é reitor da Universidade Federal do Paraná. Maria Amelia Sabbag Zainko é pró-reitora de Graduação da UFPR.

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