• Carregando...
Soldados da FEB mandam “recado” para Hitler: bravura.
Soldados da FEB mandam “recado” para Hitler: bravura.| Foto: Reprodução/Arquivo Nacional

A pedido do já falecido jornalista, escritor e sobrevivente do Holocausto Ben Abraham, que perdeu sua mãe no campo de concentração de Auschwitz, fui o autor, quando exerci a vereança na Câmara Municipal de Curitiba, da lei que criou oficialmente o Dia dos Heróis e Mártires da Segunda Guerra Mundial na Capital do Estado do Paraná.

As atrocidades perpetradas contra judeus, ciganos, negros, pessoas com deficiências, e outros perseguidos pelo regime totalitário de Hitler não podem e não devem ser esquecidas jamais. A Lei 9083, de 17 de junho de 1997, determina que o dia 8 de maio foi instituído para a lembrança dos Heróis e Mártires da Segunda Guerra Mundial e incluiu a data no Calendário Oficial do Município de Curitiba.

Ao receber a solicitação do meu saudoso amigo para apresentar o projeto de lei, quisemos lembrar na data de 8 de maio de todos aqueles que lutaram para libertar a população mundial da opressão e da tirania assassina dos nazistas, especialmente o Exército Brasileiro, que combateu bravamente na Itália honrando nossa bandeira e nosso povo.

Em 7 de maio de 1945 as forças alemãs se renderam incondicionalmente aos Aliados, masa  rendição total só entrou em vigor no dia seguinte, 8 de maio, que ficou conhecida internacionalmente como o Dia da Vitória.

Por esta razão, escolhemos o dia 8 de maio para homenagearmos, anualmente, os heróis e os mártires que lutaram e sacrificaram suas vidas para libertar o continente europeu do jugo nazista. É um dia para reflexão sobre a coragem e a determinação daqueles que enfrentaram tempos sombrios em nome da liberdade. Que suas ações e seus sacrifícios não sejam esquecidos, e que suas memórias permaneçam vivas em nossos corações.

Antonio Borges dos Reis é engenheiro civil e ex-vereador de Curitiba (PR).

Conteúdo editado por:Jocelaine Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]