Ouça este conteúdo
Dezembro é época de festas, de reunir a família, celebrar o ano que passou e fazer planos para o ano que está por vir. Mas, para muitas pessoas, esse também é um mês que traz tristeza, melancolia, ansiedade e exaustão. Aqueles que sofrem com a partida de um ente querido, seja parente ou amigo, tendem a reviver o sofrimento nesta época do ano.
Perder um ente querido já é uma situação difícil de lidar em qualquer época, e, no Natal e nas demais celebrações, essa dor fica ainda mais intensa. Em primeiro lugar, é importante lembrar que não há uma maneira certa ou errada de lidar com o luto. Cada pessoa tem sua própria maneira de processar a perda, e é fundamental respeitar o próprio ritmo e os próprios sentimentos.
É importante não se sentir obrigado a participar de todas as celebrações e eventos, caso não se sinta confortável. É normal precisar de tempo para se recuperar da perda e lidar com o luto
Uma boa ideia é tentar encontrar maneiras de homenagear e lembrar o ente querido durante as celebrações, como acender uma vela em sua memória ou fazer uma oração. Também pode ser útil conversar com amigos e familiares sobre como se sente e pedir apoio emocional, ou, caso necessário, procurar ajuda profissional.
Além disso, é importante não se sentir obrigado a participar de todas as celebrações e eventos, caso não se sinta confortável. É normal precisar de tempo para se recuperar da perda e lidar com o luto. Respeite os próprios limites e necessidades, assim como a dor do próximo.
Por fim, lembre-se de que o luto é um processo que pode levar tempo e que não há uma solução rápida ou fácil. Seja gentil consigo mesmo e permita-se sentir e processar as emoções, sabendo que você não está sozinho nesta jornada.
Mylena Cooper, estudiosa do luto e de rituais fúnebres, diretora dos Crematórios e Cemitérios Vaticano e CEO da empresa The Diamond.
Conteúdo editado por: Jocelaine Santos