O Brasil vive um momento de grandes transformações, estimulado por um dos mais longos ciclos de crescimento econômico de sua história, e impulsionado por um grande movimento de inclusão social de expressivos contingentes populacionais até então relegados ao segundo plano. No cenário internacional, o país também vem galgando posições de cada vez maior destaque, seja pelas novas perspectivas que se abrem com a descobertas das reservas de petróleo do pré-sal, seja pela conquista de eventos de grande envergadura, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016.
Estas conquistas têm sido tomadas como sinais de reconhecimento, pelo mundo, de que o Brasil atingiu um novo status na comunidade internacional. E refletem avanços inegáveis que o país obteve no campo social e econômico nos últimos anos.
Mas grandes conquistas também trazem novas responsabilidades e desafios. Entre elas, encontrar formas para garantir a consolidação e a ampliação de um processo de desenvolvimento econômico sustentável no longo prazo, bem como avançar ainda mais na superação das desigualdades sociais que ainda são um impedimento para a incorporação de milhões de brasileiros a padrões dignos de qualidade de vida e de acesso a oportunidades de capacitação, geração de renda e trabalho.
O Paraná também vive essa encruzilhada histórica na busca pela formulação de políticas que possam fazer com que o estado alcance um novo patamar de desenvolvimento econômico e social. Apesar de ser visto com uma das unidades da federação mais ricas e socialmente equilibradas, o Paraná ainda convive com grandes disparidades regionais no que se refere às condições de vida de nossa gente.
Nesse cenário, o Fórum Permanente de Desenvolvimento cumpre oportunamente um papel de inestimável relevância, ao assumir a responsabilidade de unir esforços das classes produtivas, empresariais, acadêmicas, bem como de entidades representativas da indústria, comércio e agricultura, para buscar ideias que possam impulsionar projetos e a elaboração de políticas públicas que atendam as necessidades do Estado. O envolvimento dos mais diversos setores da sociedade em um debate livre e aberto fomentado por este projeto representa um passo decisivo para que o Paraná identifique as estratégias que serão fundamentais para enfrentar e superar os desafios que o futuro nos traz.
A Rede Paranaense de Comunicação que sempre teve uma posição de vanguarda na defesa dos interesses do estado assume, por meio do Instituto RPC, e em parceria com as demais entidades realizadoras do Fórum, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, entre outros participantes, uma tarefa primordial, pois aglutina esforços da sociedade civil organizada, do poder público e de classes produtivas em prol de um projeto maior de estado. Trata-se de uma iniciativa de grande alcance, pois divide responsabilidades e soma capacidades de governo, sociedade e iniciativa privada na formulação de diagnósticos que servirão de base para a definição de prioridades e para a execução das políticas necessárias ao enfrentamento dos desafios atuais e futuros.
Temos a convicção de que somente uma ação integrada como a estimulada por esse projeto, com a participação de todos os segmentos interessados, será capaz de encontrar soluções duradouras para as grandes questões que o estado precisa enfrentar, seja nas áreas de segurança, saúde, educação, investimentos e infraestrutura, desenvolvimento científico e tecnológico, crescimento econômico, e avanço social e humano.
Como profissional e homem público que há décadas tem a oportunidade de atuar junto a instituições filantrópicas da área da saúde e assistência social, e ao mesmo tempo participar do debate político no Congresso Nacional, conheço de perto a inestimável força da sinergia de ideias e propósitos na transformação da sociedade. Por mais que o poder público e as instituições políticas tenham a responsabilidade maior de liderar esses esforços, é uma tarefa de toda a sociedade identificar e debater problemas e carências, para formular as soluções que efetivamente atendam ao interesse e as necessidades do estado. Do contrário, sem o envolvimento da comunidade, esses esforços estarão sempre aquém do que realmente deveriam ser, no sentido de potencializar as vocações de nossa gente e de nossa terra, para oferecer a todos as oportunidades de crescer e dividir os frutos do desenvolvimento.
Dentro desse cenário, queremos nos somar aos esforços do Fórum Permanente de Desenvolvimento no sentido de convocar as forças vivas de nosso estado a participar do debate, que é do interesse do todos nós. Acreditamos que esse é o melhor caminho para garantir que o resultado final seja o mais produtivo possível e que se alcance o objetivo maior de promover a geração de oportunidades para os paranaenses de hoje e amanhã, transformando assim essa iniciativa em um grande catalisador de boas ideias, rumo a um tempo de justiça social e de desenvolvimento econômico e humano.
André Zacharow é deputado federal (PMDB-PR)
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Deixe sua opinião