O profissional vocacionado tem ideias brilhantes, condutoras de projetos sociais, explícitos em suas afirmações: “Se eu estivesse na vida pública, com poderes nas mãos, não hesitaria em lutar a fim de concretizar meus ideais, objetivando melhores condições de vida à sociedade”. Daí a importância da orientação vocacional nas escolas, desde o ensino fundamental.
Contudo, sempre preocupada com a atuação do nosso homem público, nos ocorreu a importância de um curso de pós-graduação para políticos. Com duração de dois anos, o referido curso só admitiria profissionais através da apresentação de projetos, colimando com o “Plenário de Profissionais Idealistas”, em que apresentações, explicitações e debates conduziriam ao aprimoramento de suas ideias e projetos.
Desde o ensino fundamental, é importante a orientação vocacional nas escolas
Consequentemente, essa formação nos aproximaria dos geniais e insignes profissionais políticos, competentes, pragmáticos e interessados em conduzir a sociedade a uma vida melhor, com destino à emancipação social. Evidentemente, aos candidatos a cargos políticos, seria exigida a referida pós-graduação.
Mas essa formação não basta. O bom político tem diversas características imprescindíveis. Ele sabe justificar seu ponto de vista com coerência, junto da observação e experiência; evita a hiperatividade e a apatia; tem personalidade marcante e as capacidades de adaptação, de desenvolver o otimismo no semelhante e de incentivar as pessoas; tem dicção perfeita, autodomínio e confiança, responsabilidade e caráter, firmeza de atitude, iniciativa e criatividade. Tem prazer em viver e motivação para a ação; tem senso de humor, mas evita a ironia e o sadismo, sendo amável e cortês e demonstrando tolerância para com as opiniões alheias; cultiva a serenidade, aceita as críticas e evita humilhar as pessoas com censuras violentas ou comparações desairosas. Cultiva a modéstia e bons hábitos, como o de sorrir; sabe ouvir, interessa-se pelos problemas alheios, inspira confiança e contribui para a elevação moral de seus colegas.
Estas são características imprescindíveis para definir um bom político, modelo para os que são preocupados com os problemas sociais.
Após 21 anos de batalha no Congresso, lei que destrava o agro está nas mãos do STF
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar
Ex-publicitária do PT é investigada por agir como braço do esquema de fraudes do INSS em Portugal
Otan x Rússia? Aliados discutem possível guerra híbrida contra Moscou